Rui Sul Gomes
Timbales
Natural do Porto, Rui Sul Gomes cresceu em Lisboa e fez os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra. Entre 2000 e 2006, foi Solista A/Percussionista da Orquestra Nacional do Porto. Desde 2006, ocupa o lugar de Solista A/Timbales na Orquestra Gulbenkian.
Sendo um entusiasta da escola de timbales de Amesterdão, aperfeiçoou os seus conhecimentos com Marinus Komst e Nick Woud, timpanistas da Orquestra do Real Concertgebouw. Como solista, tocou com a Orquestra Académica Metropolitana, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra Clássica de Espinho e a Orquestra Gulbenkian. Apresentou em Portugal a primeira audição do Concerto Fantasia, para dois timpanistas e orquestra, de Philip Glass, e a estreia mundial de Off-balance, concerto para dois percussionistas, de Luís Pena.
Como pedagogo, lecionou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Ao longo da sua carreira, tem sido convidado a orientar masterclasses em Portugal, Espanha e Brasil. Rui Sul Gomes é artista Adams Percussion e Insound Mallets.