Mettis Quartet
Kostas Tumosa Violino
Bernardas Petrauskas Violino
Karolis Rudokas Viola
Rokas Vaitkevičius Violoncelo
O Mettis Quartet foi criado em 2011 na Academia Lituana de Música e Teatro (ALMT), na classe de quarteto de cordas do Professor Augustinas Vasiliauskas. Oficialmente, foi fundado em 2012, em Vilnius. Desde as suas primeiras apresentações, este jovem e ambicioso quarteto foi destacado como um dos mais promissores grupos de câmara da ALMT. Os seus quatro membros – Kostas Tumosa (violino), Bernardas Petrauskas (violino), Karolis Rudokas (viola) e Rokas Vaitkevičius (violoncelo) – foram anteriormente premiados em vários concursos nacionais e internacionais.
O Mettis Quartet foi 2.º classificado no 8.º Concurso Internacional de Quartetos de Cordas de Bordéus (França, 2016), venceu o 9.º Concurso Internacional V. E. Rimbotti (Fiesole, Itália) e recebeu o Prémio Gottfried von Einem (Áustria). Em 2014 tornou-se membro da European Chamber Music Academy. Em 2016 estreou-se no Wigmore Hall, em Londres, e partilhou o palco com outros músicos como Miguel da Silva, violinista do Ysaÿe Quartet, ou Mūza Rubackytė, do Cremona Quartet. Tem atuado noutros prestigiados palcos como o Konzerthaus de Berlim ou o Laeiszhalle de Hamburgo, ou ainda os festivais de Montpellier e d‘Aix-en-Provence, entre muitos outros.
O nome do quarteto é inspirado em Métis, entidade marítima da mitologia grega, oceânide da segunda geração de Titãs, filha de Zeus. Na sua origem grega, Métis significa “prudência”, “habilidade”, “astúcia”.