Lilya Zilberstein

Piano

Natural de Moscovo, Lilya Zilberstein estudou na Escola Especial de Música e no Instituo Superior Gnessin. Em 1987 venceu o Concurso Internacional de Piano Ferrucio Busoni, em Bolzano, e em 1988 foi distinguida pela Accademia Musicale Chigiana, em Siena. Desde então, afirmou-se como uma das mais empolgantes pianistas a nível mundial. Na temporada 2012/13 foi Artista em Residência da Filarmónica de Estugarda e em outubro de 2015 tornou-se na primeira mulher a liderar o departamento de piano clássico da Universidade de Música e Artes do Espetáculo de Viena.

Na América do Norte, Lilya Zilberstein colaborou com as Sinfónicas de Chicago, Colorado, Columbus, Dallas, Indianapolis, Jacksonville, Montreal, Omaha, Oregon, Quebeque, Saint Louis e Santa Barbara, bem como a Orquestra da Florida, a Filarmónica do Louisiana e a Pacific Symphony. Outros compromissos a nível mundial incluíram apresentações com a Filarmónica de Berlim, a Filarmónica de Bruxelas, a Filarmónica Checa, a Dresden Staatskapelle, a Sinfónica de Düsseldorf, a Filarmónica de Helsínquia, a Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, a Sinfónica de Londres, a Filarmónica de Moscovo, a Sinfónica NHK de Tóquio, a Saarbrucken Staatstheater Orchestra, a Sinfónica de Taipei, ou a Sinfónica e Viena, entre muitas outras. As suas atuações incluíram também muitos festivais internacionais, incluindo Lugano, Mostly Mozart e, mais recentemente, o Festival de Páscoa de Salzburgo.

Em recital, Lilya Zilberstein apresentou-se em palcos tão diversos como os de Pequim, Florença, Lyon, Paris, ou Taipei, entre muitos outros. Por outro lado, a sua notável colaboração com a pianista Martha Argerich dura há mais de vinte anos. Realizou várias digressões com o violinista russo Maxim Vengerov e na gravação Martha Argerich and Friends: Live from the Lugano Festival (EMI) a interpretação da Sonata para Violino e Piano n.º 3, op. 108, de Brahms, foi nomeada para os prémios Grammy. Lilya Zilberstein gravou oito álbuns para a Deutsche Grammophon, incluindo os Concertos para Piano n.º 2 e n.º 3 de Rachmaninov, com Claudio Abbado e a Filarmónica de Berlim, e o Concerto para Piano de Grieg, com Neeme Järvi e a Sinfónica de Gotemburgo.

 

Fevereiro 2018

Atualização em 28 fevereiro 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.