Kirill Gerstein

Piano

O apuro técnico, a versatilidade e a curiosidade natural, são alguns do traços que orientam a carreira do pianista Kirill Gerstein. Ao longo de um extenso repertório, que se estende J. S. Bach a T. Adès, as suas interpretações emanam inteligência artística e clareza de expressão, além de uma enérgica e imaginativa presença musical.

Kirill Gerstein nasceu em Voronezh, na Rússia. Estudou repertório clássico e jazz e, em 1993, mudou-se para Boston, onde se tornou no mais jovem aluno a ingressar no Berklee College of Music. Estudou também com Solomon Mikowsky (Nova Iorque), Dmitri Bashkirov (Madrid) e Ferenc Rados (Budapeste). Em 2001 venceu o Concurso Arthur Rubinstein, em Telavive e, em 2002, o Gilmore Young Artist Award. Em 2010 viria a ser distinguido com o Avery Fisher Career Grant e o Gilmore Artist Award, o que lhe permitiu encomendar novas obras a vários compositores.

A carreira de Kirill Gerstein evoluiu solidamente a nível internacional, com frequentes apresentações na Europa, nos Estados Unidos da América, no Extremo Oriente e na Austrália. A temporada 18/19 terá como ponto alto a estreia mundial do novo Concerto para Piano de Thomas Adès, encomendado pela Sinfónica de Boston e escrito especialmente para Gerstein. Após a estreia em Boston e uma apresentação em Nova Iorque, sob a direção do compositor, a estreia europeia terá lugar em Leipzig, com a Orquestra do Gewandhaus. Gerstein e Adès colaboram também em apresentações do concerto para piano In Seven Days, com a Filarmónica de Londres e com a Filarmónica de Los Angeles, bem como em recitais em Nova Iorque e Boston. Outros destaques incluem apresentações na China, com as Sinfónicas de Xangai e Guangzhou, e ainda colaborações com a Filarmónica Checa, a Sinfónica de Londres, a Filarmónica de Roterdão, a Filarmónica da Radio France, a Dresden Staatskapelle, a Filarmónica de Helsínquia, a Orquestra de Cleveland e a Sinfónica de Cincinnati, entre outras orquestras. Gerstein atua pela segunda vez em recital na Fundação Gulbenkian e, neste domínio, apresenta-se também em Londres, Estugarda, Singapura, Melbourne e Copenhaga. Kirill Gerstein é também um dedicado professor e pedagogo. Lecionou na Stuttgart Musik Hochschule (2007-2017) e integra atualmente o Sir András Schiff Performance Programme for Young Artists da Kronberg Academy.

 

Outubro 2018