José Eduardo Gomes

Maestro

José Eduardo Gomes é Maestro Associado da Orquestra Clássica do Sul e Maestro Titular da Orquestra Clássica da FEUP. É professor na ESMAE – Porto, onde exerce o cargo de maestro responsável pela Orquestra Sinfónica. Até junho de 2018, foi Maestro Titular da Orquestra Clássica do Centro. Foi semifinalista no 1.º Concorso Città di Brescia Giancarlo Facchinetti, em Itália.

José Eduardo Gomes começou a estudar clarinete em Vila Nova de Famalicão, sua cidade natal. Prosseguiu a sua formação na ARTAVE e na ESMAE – Porto, onde se diplomou na classe de António Saiote, tendo recebido o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida. Posteriormente estudou direção de orquestra na Haute École de Musique de Genève (Suíça), com Laurent Gay, e direção coral, com Celso Antunes.

É membro fundador do Quarteto Vintage e do Serenade Ensemble. Foi Maestro Principal da Orquestra de Câmara de Carouge, na Suíça e Maestro Titular do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Atuou nos mais destacados festivais de música em Portugal, tais como, “Dias da Música”, Festival de Sintra, Festival Prémio Jovens Músicos e Festival Cantabile. Em 2018 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Vila Nova de Famalicão. Projetos futuros incluem a direção da Orquestra Gulbenkian e da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

 

Novembro 2018

Atualização em 12 Novembro 2018