
Giancarlo Guerrero
O maestro Giancarlo Guerrero foi distinguido com seis prémios Grammy. É simultaneamente Diretor Musical da Orquestra Sinfónica de Nashville e da Filarmónica de Wrocław (Polónia). Através de encomendas, gravações e concertos, tem divulgado obras de proeminentes compositores americanos. Com a Sinfónica de Nashville, dirigiu onze estreias mundiais e quinze gravações de música americana, incluindo obras de Michael Daugherty, Terry Riley e Jonathan Leshnoff. Como parte da sua dedicação ao fomento da música contemporânea, e em colaboração com o compositor Aaron Jay Kernis, liderou a criação do programa bianual Composer Lab & Workshop, da Sinfónica de Nashville, iniciativa dirigida a jovens compositores.
Para além da Orquestra Gulbenkian, os compromissos para a presente temporada incluem a Orquestra de Cleveland, a Sinfónica de Boston, a Sinfónica de Cincinnati, a Sinfónica do Estado de São Paulo, a Deutsches Symphonie Orchester Berlin, a Frankfurt Opern- und Museumorchester e a Sinfónica de Queensland.
Giancarlo Guerrero dirige regularmente as principais orquestras norte-americanas, incluindo as de Baltimore, Dallas, Detroit, Indianapolis, Los Angeles, Milwaukee, Montreal, Filadélfia, Seattle, Toronto, Vancouver e Washington DC (National Symphony). Têm sido também muito bem recebidas as suas regulares apresentações na Europa, à frente de orquestras como a Sinfónica da Rádio de Frankfurt, a Filarmónica de Londres, a Filarmónica da Radio France, a Filarmónica dos Países Baixos, a NDR Radio Philharmonie, a Filarmónica de Bruxelas, a Filarmónica da Rádio Alemã ou a Sinfónica da Galiza. Na Austrália, dirigiu as Sinfónicas de Queensland e de Sydney.
Anteriormente, Giancarlo Guerrero foi Maestro Convidado Principal da Cleveland Orchestra Miami Residency, Diretor Musical da Eugene Symphony e Maestro Associado da Orquestra do Minnnesota. Tem-se dedicado também, com grande entusiasmo, às orquestras de jovens, tendo colaborado com o Curtis Institute of Music (Filadélfia), a Colburn School (Los Angeles), a National Youth Orchestra (Nova Iorque) e a Yale Philharmonia. Está também envolvido no programa Accelerando, da Sinfónica de Nashville, que proporciona uma intensa formação musical a jovens talentos.
Giancarlo Guerrero nasceu na Nicarágua, mas emigrou para a Costa Rica na infância. O seu talento musical permitiu-lhe estudar percussão e direção de orquestra na Baylor University, nos Estados Unidos da América, tendo obtido o grau de Mestre em Direção de Orquestra pela Northwestern University.