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Christian Gerhaher

Barítono

Durante os seus estudos com Paul Kuen e Raimund Grumbach, o barítono alemão Christian Gerhaher frequentou a Escola de Ópera da Academia de Música de Munique e, em conjunto com Gerold Huber, estudou Interpretação de Lied com Friedemann Berger. Aperfeiçoou-se nas master-classes de Dietrich Fischer-Dieskau, Elisabeth Schwarzkopf e Inge Borkh. Atualmente orienta as suas próprias master-classes e é professor honorário na Academia de Música de Munique. Foi-lhe atribuído o título Bayerischer Kammersänger e a Bayerische Maximiliansorden für Wissenschaft und Kunst.

As interpretações de Christian Gerhaher e Gerold Huber, o seu pianista acompanhador, estabeleceram novos padrões de abordagem ao Lied, tendo as suas gravações merecido a atribuição de vários prémios, incluindo o BBC Music Award e o Nachtigall, o prémio honorário da Deutsche Schallplatenkritik. O álbum Nachtviolen recebeu o Gramophone Classical Music Award em 2015.

Christian Gerhaher apresenta-se nas principais salas de concertos, sob a direção de maestros como S. Rattle, D. Harding, B. Haitink, C. Thielemann, K. Petrenko, N. Harnoncourt, P. Boulez, D. Barenboim, A. Nelsons, K. Nagano ou M. Jansons. Grandes orquestras solicitam regularmente a sua colaboração, incluindo a Sinfónica de Londres, a Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão, a Filarmónica de Berlim – primeiro cantor de sempre como artista em residência – ou a Sinfónica da Rádio da Baviera. Sob a direção de Daniel Harding, Gerhaher gravou o seu primeiro álbum de árias de ópera, centrado no período romântico alemão, tendo então recebido o International Opera Award 2013. Entretanto, outro recital de ópera foi lançado em CD em 2015: “Árias de Mozart”, em colaboração com a Freiburg Baroque Orchestra.

No domínio das produções de ópera, Christian Gerhaher atuou na Ópera de Frankfurt, na Ópera Estadual de Viena, no Theater an der Wien, no Teatro Real de Madrid, na Royal Opera House – Covent Garden de Londres, bem como nos Festivais de Salzburgo, Edimburgo e Lucerna, entre outros palcos. Pelas suas interpretações de Prinz von Homburg (H. W. Henze) e Wolfram (Tannhäuser de Wagner), em Viena e Munique, foi votado “Cantor do Ano” pela revista Opernwelt e recebeu o prestigioso Prémio Laurence Olivier. A sua interpretação de Pelléas (Pélleas et Mélisande de Debussy) mereceu a atribuição do Deutsche Theaterpreis “Der Faust“.

 

Setembro 2019

Atualização em 09 setembro 2019

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