Ana Beatriz Manzanilla

Violino

Violinista venezuelana, membro da Orquestra Gulbenkian desde 1996. Fundadora e diretora artística da Camerata Atlântica, é também professora de violino na Escola Superior de Música de Lisboa.

Em Portugal, tem desenvolvido variadas atividades musicais onde inclui um trabalho dinâmico na formação de jovens músicos, sendo a criadora e diretora do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, iniciativa que rendeu uma homenagem em vida a este grande violinista português, convertendo o concurso numa referência musical a nível nacional. Desde 2013, é tutora do Estágio Gulbenkian para Orquestra. É convidada regularmente a trabalhar com a seção de cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil e convidada a ministrar masterclasses de violino e orquestra de cordas em Academias e Conservatórios em diferentes cidades do país. É cofundadora do projeto Orquestra Geração. Desde 2018 colabora estreitamente com o Palácio Fronteira, em Lisboa, como diretora do Ciclo Jovens Talentos e do Festival de Música Fernando Mascarenhas. Em 2019 recebeu o Prémio Relevância na Comunidade, na área das Artes, outorgado pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Em 2022 foi convidada a ministrar masterclasses de violino na Academy of Music and Drama da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e em 2023 foi convidada pelo XIV Festival Internacional de Campina Grande, no Brasil, como docente de violino e da orquestra da Universidade Federal de Campina Grande, e ainda para se apresentar em recital de violino e piano. Colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música como concertino adjunto e com a Orquestra Filarmónica de Munique.

Ana Beatriz Manzanilla formou-se no El Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela. Conta no seu currículo com uma extensa atividade musical, tendo atuado em recitais e concertos acompanhada pelas orquestras mais importantes do seu país – como a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar e a Orquestra Municipal de Caracas –, além da Orquestra Nacional do Panamá , a Orquestra da Juventude de Munique, a Philharmonique Rhodanien de França e, em Portugal, a Orquestra Gulbenkian, com os maestro Lawrence Foster e Simone Young, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, com Julia Jones, a Orquestra do Norte, a Orquestra do Algarve, a Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra de Cascais e Oeiras e a Orquestra Clássica do Centro. Apresentou-se em música de câmara na Colômbia, na Argentina, na Costa Rica e em Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Hungria, Républica Checa e Bélgica.

Nascida em Barquisimeto, Venezuela, estudou violino com o Professor José Francisco del Castillo. A partir de 1989 estudou na Alemanha e na Polónia, com Rony Rogoff, e na European Mozart Academy, em Cracóvia. Durante vários anos, fez parte da Orquestra Sinfónica de Lara (Venezuela) como concertino adjunto. Em Portugal foi concertino da Orquestra do Norte. Gravou dois discos de duos para Violino e Viola, com Pedro Saglimbeni Muñoz e, com a Orquestra Gulbenkian gravou o concerto em Sol maior de Mozart, no ano das comemorações dos 50 anos da orquestra. Com a Camerata Atlântica gravou vários discos, destacando-se a música de compositores portugueses, para a etiqueta Naxos.

Atualização em 24 março 2025

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.