Yuja Wang e Mahler Chamber Orchestra
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano, Direção
-
Mahler Chamber Orchestra
Desde a sua fundação, em 1997, a Mahler Chamber Orchestra (MCO) afirmou-se como uma das principais orquestras a nível mundial. Os seus músicos são originários de 25 países e é gerida coletivamente pelos seus membros, em colaboração com a equipa de gestão sediada em Berlim. O diálogo da música de câmara e a escuta unânime moldam a sonoridade da Orquestra; uma filosofia intitulada The Sound of Listening, inspirada no mentor da orquestra, Claudio Abbado. Na temporada 2023/24, a MCO apresentou-se com os maestros Sir Simon Rattle, Maxim Emelyanychev, Tugan Sokhiev e Anja Bihlmaier e com o seu Consultor Artístico Daniele Gatti, entre outros. Na presente temporada, apresenta-se com Antonello Manacorda, Gianandrea Noseda, Elim Chan, Raphaël Pichon.
A MCO é reconhecida pelas suas atuações sem maestro, em que o respetivo solista dirige o conjunto. Recentemente, apresentou-se desta forma com as suas colaboradoras artísticas Yuja Wang e Mitsuko Uchida, com as quais realiza digressões várias vezes por ano. Para a temporada 2024/25 estão também previstos projetos com os solistas Augustin Hadelich, Stéphane Degout e Leif Ove Ansnes.
A Orquestra mantém residências em Berlim, Salzburgo e Lucerna; a partir de 2026, sucederá à Orquestra Filarmónica de Berlim no Festival de Páscoa de Baden-Baden. Em 2024, a MCO assumiu o papel de Diretor Artístico do Musikwoche Hitzacker, onde apresenta todos os anos um repertório diversificado, caracterizado pela música de câmara. Em março de 2025, o pianista Leif Ove Andsnes, amigo de longa data e colaborador da MCO, será o artista residente do festival.
A MCO está empenhada em enriquecer vidas através da música e promove ativamente encontros que levam a música, a aprendizagem e a criatividade a comunidades de todo o mundo. O seu programa Feel the Music apresenta a música a pessoas surdas, enquanto a MCO Academy permite a partilha de conhecimentos com a próxima geração de músicos. Adicionalmente, os concertos escolares convidam os alunos para uma viagem multicultural, fomentando a introspeção e a contemplação sobre o tema “Pertencer”.
As apresentações da MCO são frequentemente gravadas e transmitidas pelas principais estações e pelo canal ARTE; o mais recente CD do conjunto, com a ópera Picture a Day like this, de George Benjamin, foi lançado pela Nimbus em setembro de 20024. Juntamente com o seu parceiro artístico para experiências imersivas, Henrik Oppermann/Schallgeber, a MCO desenvolveu uma série de formatos de concerto XR. Desde julho de 2024, algumas das peças de música de câmara produzidas em XR estão disponíveis na aplicação Mahler Chamber Orchestra para Apple Vision Pro.
-
Yuja Wang
Piano / Direção
Talento artístico, carisma e cativante presença em palco são algumas das qualidades da pianista Yuja Wang. Apresentou-se com os mais prestigiados maestros e orquestras do mundo, sendo reconhecida não só pelo seu virtuosismo, mas também pelas suas atuações espontâneas, tendo dito ao New York Times: "Acredito firmemente que cada programa deve ter uma vida própria e ser uma representação de como me sinto no momento”.
As suas capacidades ficaram recentemente demonstradas numa “maratona Rachmaninov” no Carnegie Hall, com o maestro Yannick Nézet-Séguin e a Orquestra de Filadélfia. Um evento histórico que assinalou os 150 anos do nascimento do compositor e que incluiu interpretações dos quatro Concertos para Piano, além da Rapsódia sobre um Tema de Paganini. Na temporada 2022/23, tocou também, em estreia mundial, o Concerto para Piano n.º 3 de Magnus Lindberg, com a Orquestra Sinfónica de São Francisco.
Yuja Wang nasceu em Pequim, no seio de uma família musical. Depois de estudar piano na China, recebeu formação avançada no Canadá e no Curtis Institute of Music, em Filadélfia, com Gary Graffman. A sua projeção internacional ocorreu em 2007, quando substituiu Martha Argerich como solista, com a Orquestra Sinfónica de Boston. Dois anos depois, assinou um contrato de exclusividade com a Deutsche Grammophon. Foi nomeada “Artista do Ano” pela Musical America em 2017 e, em 2021, recebeu o prémio Opus Klassik pela sua gravação de Must the Devil Have all the Good Tunes?, de John Adams, com a Filarmónica de Los Angeles e o maestro Gustavo Dudamel.
No domínio da música de câmara, Yuja Wang desenvolveu parcerias duradouras com vários artistas de primeiro plano. Na presente temporada, assinala-se uma muito aguardada digressão internacional de recitais em duo com o pianista Víkingur Ólafsson, que inclui apresentações na América do Norte e na Europa, demonstrando mais uma vez a sua capacidade técnica e o seu talento artístico excecional num programa abrangente.
Igor Stravinsky
Maurice Ravel
Maurice Ravel
Alexander Tsfasman
No primeiro ano como Artista Associada da Mahler Chamber Orchestra, a intensa e virtuosa pianista chinesa Yuja Wang regressa à Gulbenkian Música para tocar e dirigir. Após ter conquistado a crítica com as suas interpretações da música de Ravel, Wang volta a entregar-se a um dos compositores que lhe são mais caros e ao qual empresta o seu enorme carisma. Na esteira do sucesso obtido com Mitsuko Uchida em 2023, a Mahler Chamber Orchestra é de novo liderada por uma pianista de exceção.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.