Schubertiade #1
Maria João Pires
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Data
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianVenda online a partir de 20 jun às 10:00
Preço
- 23,00 € – 42,00 €
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Piano
- Júlio Resende Piano
- Ben Johnson Tenor
- Quarteto Hermès
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Maria João Pires
Piano
Maria João Pires nasceu em Lisboa em 1944. Tocou pela primeira vez em público aos quatro anos de idade e aos cinco deu o seu primeiro recital. Foi aluna de piano de Campos Coelho, tendo estudado também com Francine Benoît. Posteriormente prosseguiu a sua formação musical na Alemanha, com Rosl Schmid e Karl Engel. Como solista de concerto e em recital, tornou-se na mais célebre pianista portuguesa de sempre e uma das artistas mais destacadas internacionalmente. A sua carreira passou pelos principais palcos mundiais, onde colaborou com maestros de renome internacional e com as mais prestigiadas orquestras. Destaque também para as suas inspiradas e muito aplaudidas gravações como solista e no domínio da música de câmara.
Desde a década de 1970, Maria João Pires tem-se também dedicado a refletir sobre a influência da arte na vida, nas comunidades e na educação. O seu objetivo é o de encontrar novas formas de afirmação desta linha de pensamento na sociedade, respeitando o desenvolvimento dos indivíduos e das culturas e encorajando a partilha de ideias. Em 1999 criou o Centro de Artes de Belgais, para o estudo das artes em Portugal, lugar onde organiza regularmente workshops interdisciplinares para músicos profissionais e amadores, além de concertos e gravações. Num futuro próximo, estes poderão ser partilhados com a comunidade digital internacional. Em 2012, na Bélgica, Maria João Pires iniciou dois projetos complementares: os Partitura Choirs, um projeto de coros infantis destinado a crianças oriundas de ambientes socialmente desfavorecidos como o Hesperos Choir e os Partitura Workshops. Todos os projetos Partitura têm como objetivo criar uma dinâmica altruísta entre artistas de diferentes gerações, propondo uma alternativa a uma realidade demasiado focada na competitividade, uma filosofia que tem vindo a ser divulgada internacionalmente.
Franz Schubert
Der Tod und das Madchen, D. 531
An mein Klavier, D. 342
Nachtstück, D. 672
An die Leier, D. 737
Dai Fujikura
Deconstructing Franz
obra inspirada no Quarteto para Cordas em Ré menor, A morte a Donzela, de Schubert
Franz Schubert
Quarteto para Cordas em Ré menor, D. 810, A Morte e a Donzela
— Intervalo de 20 min —
Júlio Resende
Improvisação Jazz
Franz Schubert
Sonata para Piano em Si bemol maior, D. 960
Nacht und Träume, D. 827
Na Viena do início do século XIX ficaram famosas as “Schubertiades”, sessões de salão onde o compositor Franz Schubert era figura central e onde o próprio e outros artistas, bem como patronos e amigos, interpretavam e celebravam as composições do compositor austríaco. Esses eventos informais passavam não apenas pela música, mas também pela declamação de poesia ou por canções e danças acompanhadas ao piano. Eram momentos íntimos de partilha, nos quais a arte (e a música em particular) ocupava um lugar central.
É esse o espírito que a pianista Maria João Pires irá recriar ao longo de três dias na Gulbenkian Música, em quatro concertos partilhará o palco d Grande Auditório com outros músicos e amigos. Um acontecimento de relevo não só em torno da música de Schubert, mas também a partir dela e ancorado na ideia da música como celebração.
Ficha técnica
Judite Gameiro Cenografia e Encenação
Jean Jacques Sanchez Assistente de encenação
Isabelle Bernard Assistente de cenografia
João Saraiva Bailarino e Anjo
Laurie Chomel Bailarina
Lili Buvat Bailarina
Em colaboração com a Philharmonie de Paris - Cité de la musique.
Judite Gameiro agradece à Mairie de Briare e ao Château de Trousse-Barrière (França) pelo apoio e cooperação no processo de criação da encenação.
Mecenas Gulbenkian Música
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