Vencedor da edição de 2010 do Concurso Rainha Elisabeth, em Bruxelas, o pianista belga Denis Kozhukhin afirmou-se como um dos melhores pianistas da sua geração. Tecnicamente irrepreensível, combina com inteligência o brilho e o poder das suas interpretações com um apurado sentido da forma e uma abordagem artística muito pessoal. Atua com muitas das principais orquestras europeias e norte-americanas e a sua presença é regular em festivais de música como o Intonations, o BBC Proms, o Festival de Música de Câmara de Israel ou os festivais de Verbier, Gstaad, Grafenegg e Dresden.
Para além da sua estreia com a Orquestra Gulbenkian, a temporada 2022/23 inclui colaborações com a Orquestra Nacional Dinamarquesa, a NDR Radiophilharmonie, a hr-Sinfonieorchester, a Sinfónica da Rádio de Viena, a BBC Scottish Symphony, a Sinfónica Nacional da Bélgica, a Sinfónica de Indianapolis e a Borusan Istanbul Philharmonic Orchestra, entre outras. Apresenta-se também nos festivais de Tsinandali (Geórgia) e do Castelo Elmau (Alemanha), e em recitais no Carnegie Hall, no Cadogan Hall, no De Singel, no Megaron de Atenas e no Festival de Piano de Lille.
A mais recente gravação de Kozhukhin, as Variações Sinfónicas de César Franck, com a Filarmónica do Luxemburgo e o maestro Gustavo Gimeno, foi lançada em 2020, juntando-se a anteriores álbuns que incluem peças para piano de Mendelssohn, Grieg, Haydn, Brahms e Prokofiev, bem como concertos de Tchaikovsky, Grieg, Ravel e Gershwin.
No domínio da música de câmara, Kozhukhin colabora com, entre outros, Janine Jansen, Jörg Widmann, Julian Rachlin, Vadim Repin, Leonidas Kavakos, Michael Barenboim, Vilde Frang, Renaud e Gautier Capuçon, Elena Bashkirova, Radovan Vlatkovic, Emmanuel Pahud, Alisa Weilerstein, Nicolas Alstaedt, Julian Steckel, Pablo Ferrández e Alexandra Conunova.
Denis Kozhukhin estudou na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com Dmitri Bashkirov e Claudio Martínez Mehner. Completou os seus estudos na Academia de Piano do Lago Como, onde recebeu os ensinamentos de Fou Ts’ong, Stanislav Yudenitch, Peter Frankl, Boris Berman, Charles Rosen e Andreas Staier. Estudou também com Kirill Gerstein em Estugarda. Recentemente, trabalhou com o pianista e maestro Daniel Barenboim.