Missa em Dó menor de Mozart
Coro e Orquestra Gulbenkian
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Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianVenda online a partir de 20 jun às 10:00
Preço
- 20,00 € – 36,00 €
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Coro Gulbenkian
- Orquestra Gulbenkian
- Maestro
- Sara Braga Simões Soprano
- Soprano
- Tenor
- Arvid Eriksson Barítono
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Ton Koopman
Maestro
Ton Koopman nasceu em Zwolle, na Holanda, em 1944. Depois de concluir a sua formação musical inicial, estudou órgão, cravo e musicologia em Amesterdão, tendo-lhe sido atribuído o Prix d’Excellence em ambos os instrumentos. Desde o início dos seus estudos, sentiu-se fascinado pelos instrumentos históricos originais e pelo seu som autêntico. Como organista e cravista, tocou nos mais famosos instrumentos históricos da Europa. Criou a sua primeira orquestra barroca em 1969 e em 1979 fundou a Amsterdam Baroque Orchestra, seguindo-se o Amsterdam Baroque Choir em 1992.
Como solista e maestro, atuou nas principais salas de concertos e festivais internacionais. Dirigiu as mais proeminentes orquestras mundiais, sendo também uma presença habitual nos concertos da Fundação Gulbenkian há mais de trinta anos, tendo já dirigido o Coro e a Orquestra Gulbenkian na presente temporada.
Ton Koopman realizou um grande número de gravações discográficas, tendo em 2003 criado a sua própria etiqueta: a Antoine Marchand. Entre 1994 e 2004, dirigiu e gravou uma integral das Cantatas de J. S. Bach, um vasto trabalho pelo qual lhe foram atribuídos o Deutsche Schallplattenpreis – Echo Klassik, o prémio BBC 2008, o Prémio Hector Berlioz e o prémio Gramophone, tendo sido também nomeado para os prémios Grammy. Em 2000 foi-lhe atribuído um doutoramento honoris causa pela Universidade de Utrecht, em função do seu trabalho académico em torno das Cantatas e Paixões de J. S. Bach. Recebeu também o prémio Silver Phonograph e o VSCD Classical Music Award. Em 2006 foi distinguido com a Medalha Bach da Cidade de Leipzig. A partir de 2005, ao longo de uma década, empreendeu um novo projeto de grande fôlego: a gravação da obra integral de Dietrich Buxtehude.
Ton Koopman é professor na Universidade de Leiden, Presidente da Sociedade Internacional Dieterich Buxtehude, Diretor Artístico do festival Itinéraire Baroque e Membro Honorário da Royal Academy of Music, em Londres.
Abril 2016
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Leonor Amaral
Soprano
Leonor Amaral é natural de Lisboa. Versátil soprano de coloratura, interpretou vários papéis de ópera, incluindo Gretchen (Der Wildschütz de Lortzing), Mi (Das Land des Lächelns de Lehár), Musetta (La bohème), Marie (Zar und Zimmermann de Lortzing) e Adele (O Morcego). No Festival de Ópera Gut-Immling, estreou-se no papel de Armida, em Rinaldo de Händel, e de Frasquita, em Carmen. Foi Clorinda, em La Cenerentola, no festival do Castelo Hallwyl, na Suíça. Desde 2018, integra o elenco do Teatro de Erfurt, onde interpretou Zerlina (Fra Diavolo de Auber), Norina (Don Pasquale) e Rainha da Noite (A flauta mágica). Foi semifinalista no concurso de canto Neue Stimmen, da Fundação Bertelsmann, e finalista no Concurso Cesti de ópera barroca.
Leonor Amaral apresentou-se em salas como a Kölner Philharmonie e a Historische Stadthalle Wuppertal e estreou-se no Concertgebouw de Amesterdão com a Nordwestdeutsche Philharmonie. Em 2019 gravou um crossover com a WDR Funkhausorchester e realizou uma digressão nos Países Baixos com a Noord Nederlands Orkest. Ainda com a orquestra WDR, gravou um concerto dedicado a Portugal, que incluía um vasto repertório de fado.
No domínio da música contemporânea, teve a honra de cantar a peça Hommage a T. S. Eliot para a compositora Sofia Gubaidulina. Outras obras incluíram a ópera Der Aschemond oder The Fairy Queen, de H. Oehring, bem como a vídeo-ópera de Steve Reich, Three Tales. Na música barroca, colaborou com o Pera Ensemble num concerto no Gasteig (Munique) e cantou Fairy Queen de Purcell, com o Concerto Stella Matutina, no Montforthaus Feldkirch, na Áustria.
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Tilman Lichdi
Tenor
O tenor alemão Tilman Lichdi estudou com Alois Treml em Estugarda e com Charlotte Lehmann em Würzburg. A sua formação foi complementada nos cursos de aperfeiçoamento de Ernst-Huber Contwig, Helmut Deutsch e Peter Schreier. Ao longo da última década, afirmou-se como intérprete das grandes obras corais de J. S. Bach e do repertório da canção de câmara. Apresentou-se em concertos na Europa, nos Estados Unidos da América e na América do Sul, sob a direção de maestros como K. Nagano, C. Prick, T. Koopman, M. Haselböck, W. Gönnenwein, J. Straube, F. Haider, K. Peter Flor, ou M. Pletnev. Entre 2005 e 20013, pertenceu ao elenco do Staatstheater Nürnberg, atuando também regularmente, como cantor convidado, noutros importantes centros musicais da Alemanha, incluindo Würzburg, Munique, Flensburg, Kaiserslautern, Mannheim e Bremen, bem como no Théâtre du Châtelet, em Paris. Estreou-se nos Estados Unidos da América em 2010, com a Sinfónica de Chicago e o maestro Bernard Labadie, na interpretação da Paixão segundo São João de J. S. Bach. No mesmo ano estreou-se com a Filarmónica de Nova Iorque, no Messias de Händel, e gravou Boulevard Solitude, de H. W. Henze, no âmbito do Festival do Ruhr.
Tilman Lichdi é muito apreciado pelas suas interpretações das óperas de Mozart, no entanto o seu repertório é mais vasto neste domínio, incluindo obras como O barbeiro de Sevilha de Rossini, I Puritani de Bellini ou Os mestres cantores de Nuremberga de Wagner.
Abril 2016
Wolfgang Amadeus Mozart
Sinfonia n.º 36, em Dó maior, K. 425, Linz
— Intervalo de 20 min —
Wolfgang Amadeus Mozart
Grande Missa em Dó menor, K. 427
Fundador da Amsterdam Baroque Orchestra, o maestro neerlandês Ton Koopman conquistou um merecido lugar de destaque como um dos maiores especialistas do barroco musical e, em particular, das obras de J. S. Bach. No entanto, a mestria de Koopman estendeu-se também, com frequência, ao repertório mozartiano, tendo um dos pontos altos da sua carreira sido a integral das sinfonias do compositor austríaco. É a essa relação preciosa com Mozart que Koopman regressa nesta sua nova apresentação na Gulbenkian Música.
Mecenas Gulbenkian Música
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