Lukas Sternath
ECHO Rising Stars
Slider de Eventos
Data
- 17:00 / Cancelado 17:00 / Esgotado sábado, 17:00
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian- Piano
-

Lukas Sternath
Piano
Natural de Viena, Lukas Sternath viajou pelo mundo como membro do famoso Coro dos Pequenos Cantores, tendo-se apresentado na Europa, na América do Norte e na Ásia. Estudou piano com Anna Malikova e Alma Sauer na Universidade de Música e Artes Cénicas de Viena. Desde 2022, estuda na turma de Igor Levit na Universidade de Música, Teatro e Media de Hanôver. Outros mentores incluem os pianistas Till Fellner, Ingolf Wunder e András Schiff. No 71.º Concurso Internacional de Música ARD, em Munique, recebeu o 1.º Prémio e sete prémios especiais. No ano anterior, fora distinguido com vários prémios no 63.º Concurso Internacional de Piano Ferruccio Busoni, em Bolzano, no 14.º Concurso Internacional de Piano Schubert, em Dortmund, e no 17.º Concurso Europeu de Piano, em Bremen. Na temporada 2024/25, Lukas Sternath apresenta-se no Festival de Salzburgo com a Orquestra do Mozarteum e o maestro Ádám Fischer. Outros compromissos incluem colaborações com a Sinfónica de Wuppertal e Patrick Hahn, a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen e Tarmo Peltoloski, a Kammerakademie Potsdam e Antonello Manacorda, a Sinfónica da Galiza e Elim Chan, a Sinfónica da Radio ORF de Viena, com Markus Poschner, e a Sinfónica de Bamberg e Andrew Manze. Toca em recital na Philharmonie de Essen, na Nikolaisaal de Potsdam e no Gewandhaus de Leipzig, entre outros palcos. No domínio da música de câmara, os destaques incluem concertos com Igor Levit, em Londres, e com Julia Hagen, em Gauting, St. Pölten, Viena, L’Aquila, Milão, Turim e Dortmund. Recentemente, Lukas Sternath estreou-se, em recital, no Musikverein de Viena, na Elbphilharmonie de Hamburgo, no Tonhalle de Zurique e no Festival de Piano do Ruhr. Outras atuações incluíram a Sinfónica de Bamberg e o seu maestro principal Jakub Hrůša, numa digressão a Hamburgo e Colónia, a Sinfónica de Viena e Patrick Hahn, a Academia de Verão da Filarmónica de Viena, com Tugan Sohkiev, a Sinfónica SWR, com Giedrė Šlekytė, e a Filarmónica de Munique dirigida por Andrés Orozco-Estrada.
Sofia Gubaidulina
Erik Satie
Claude Debussy
Erik Satie
PatKop
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre de novo as suas portas para receber o ciclo Rising Stars.
Ao longo de um dia musicalmente intenso, o foco incidirá nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical contemporâneas, podendo o público constatar, ao vivo, a excecionalidade de alguns dos jovens selecionados para integrarem os Rising Stars. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de excecional talento. Em contexto de Portas Abertas, é disponibilizada uma programação variada e uma atmosfera musical festiva em ambiente informal.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.