Coro Gulbenkian A Cappella

J. S. Bach, antes e depois

Slider de Eventos

Coro Gulbenkian
Dominique Tille Direção

Ana Raquel Sousa
Filipa Passos
Marisa Figueira

Joana Esteves
Joana Nascimento

Manuel Gamito
Nuno Raimundo

José Bruto da Costa
Tiago Batista

 

Sicut cervus (3 min.)

Compositor e organista, o italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina é uma das mais destacadas figuras da Escola Romana de composição do século XVI, tendo exercido grande influência no desenvolvimento da técnica do contraponto e da música polifónica do Renascimento Italiano. Publicado postumamente, em 1604, na coletânea Motectorum, liber secundus, o motete Sicut cervus desiderat ad fontes aquarum (“Como o cervo anseia por águas correntes”) é um dos mais conhecidos de Palestrina. A sua popularidade deve-se à sua elegância e espiritualidade, mas também a qualidades como o equilíbrio entre as partes, a partilha de motivos e a clareza de escrita.

Ubi caritas et amor (3 min.)

Conhecido principalmente como organista virtuoso na basílica de Sainte-Clotilde, na catedral de Notre-Dame e na igreja de Saint-Étienne-du-Mont, em Paris, Maurice Duruflé era muito autocrítico como compositor. Deixou-nos um reduzido número de composições, a maioria dedicadas ao órgão ou ao piano. No entanto, entre as peças corais do compositor francês, destacam-se os Quatro motetes sobre temas gregorianos op. 10, aos quais pertence Ubi caritas et amor. Este hino anterior ao séc. X foi musicado por Duruflé em 1960. É baseado no canto gregoriano e o seu texto meditativo é tratado em estilo homofónico, permitindo no entanto um fluir contínuo e livre do canto.

Jesu, dulcis memoria (2 min.)

Tomás Luis de Victoria foi não só o mais importante compositor espanhol da segunda metade do séc. XVI, mas também um dos principais compositores da Contra-Reforma. Foi também organista, cantor e clérigo, tendo professado a sua fé através da música e transmitido através dela uma intensa espiritualidade. A breve expressão polifónica do primeiro verso do hino Jesu, dulcis memoria é uma das composições favoritas do canto coral. Não obstante, desde a sua publicação na edição completa das obras de Victoria, por Felipe Pedrell, no início do século XX, tem sido posta em causa a sua atribuição ao compositor espanhol.

O magnum mysterium (4 min.)

Em 1936, o compositor francês Francis Poulenc compôs Litanies à la Vierge Noire, a primeira de várias obras que dedicaria, na fase final da sua vida, à música litúrgica ou inspirada em motivos religiosos. Nesse contexto, os Quatre motets pour le temps de Noël, compostos em 1952, são quatro miniaturas que incluem O magnum mysterium, um canto responsorial das matinas do natal. Calma e colorida, mas harmonicamente austera, esta peça exibe uma expressão de forte intimismo espiritual, fluindo e crescendo em intensidade até à repetição final do texto inicial.

Cantate Domino (2 min.)

Claudio Monteverdi foi músico da corte de Mântua antes de assumir a direção musical da Basílica de São Marcos, em Veneza. Como compositor de madrigais e de ópera, conferiu um forte impulso ao processo de transição da polifonia do Renascimento para um estilo mais livre e dramático, baseado na monodia e no baixo-contínuo. Monteverdi também musicou os salmos ao longo de todo o seu percurso, desde pequenos solos até duetos ou quintetos com contínuo. Publicado em 1620, o vibrante motete Cantate Domino, a seis vozes, segue musicalmente o caráter jubilatório do texto, o qual exorta os crentes cristãos a tocarem e cantarem, celebrando as dádivas de Deus.

Beati quorum via (4 min.)

Beati quorum via integra est (“Bem-aventurados aqueles cujo caminho é íntegro”), do compositor e maestro irlandês Charles Villiers Stanford, é uma composição incluída num tríptico intitulado Três Motetes Latinos, op. 38, um conjunto de peças para coro a cappella. Estas peças foram publicadas em 1905 e, desde então, permaneceram no repertório coral internacional, sendo interpretadas na liturgia e em concerto. Stanford terá composto estes motetes em finais do século XIX, possivelmente quando era professor no Royal College of Music, em Londres. O texto é dividido em duas partes, sublinhado dois temas diferentes, mas ambos com caráter meditativo.

Herr, auf dich traue ich (3 min.)

O compositor alemão Heinrich Schütz é geralmente considerado um dos mais influentes predecessores de J. S. Bach. Foi mestre de capela da corte de Dresden, mas efetuou viagens a Itália onde se familiarizou com as composições de G. Gabrielli e de C. Monteverdi e com a música teatral em particular. A sua produção musical é no entanto de cariz predominantemente religioso, tanto para grandes grupos como para conjuntos vocais reduzidos. Publicado em 1648, o motete Herr, auf dich traue ich (“Senhor, eu confio em ti”) é uma peça em que se alternam momentos de exaltação e de maior recolhimento. Num curto espaço de tempo, Schütz faz com que cada frase da oração conte e se destaque com grande clareza e expressividade.

Warum ist das Licht gegeben dem Mühseligen (5 min.)

Johannes Brahms compôs o motete Warum ist das Licht gegeben dem Mühseligen (“Porque razão é concedida a luz ao infeliz”), para coro misto a cappella, em 1877. Dividido em quatro partes, seria publicado no ano seguinte como op. 74, conjuntamente com o motete O Heiland, reiß die Himmel auf. Tal como no Requiem Alemão, Brahms recorreu a passagens de textos bíblicos e de Martinho Lutero, mas sem uma ocasião litúrgica em mente. A sombria abertura (Lento e expressivo) gira em torno do sofrimento humano. Brahms recorreu aqui ao Livro de Jó, tendo definindo um andamento mais longo. Prosodicamente, Brahms segue o sentido das palavras e adapta a escrita musical ao conteúdo dos enunciados religiosos. A inspiração nas obras corais de J. S. Bach está também presente, nomeadamente com a inclusão de um coral no final.

Salve Regina (4 min.)

Nascido em Cuba, no Alentejo, Diogo Dias Melgás foi mestre de capela na Sé de Évora e um grande expoente da tradição polifónica portuguesa do séc. XVII. Entre as obras de Melgás que sobreviveram até os nossos dias (sés de Évora e de Lisboa) encontra-se um notável conjunto de motetes. Entre estes, o Salve Regina constitui-se como uma verdadeira antologia das técnicas do compositor português. A sua música utiliza texturas mais simples do que as dos seus predecessores, mas o seu estilo altamente expressivo assinala o surgimento de uma geração mais modernista, bem como da transição para o Barroco. Sem nunca abandonar inteiramente a herança modal, utiliza ousadas harmonias em combinação com o trabalho contrapontístico, empregando com frequência padrões tonais.

Tenebrae factae sunt (4 min.)

Irmão mais novo de Franz Joseph Haydn, o compositor austríaco Johann Michael Haydn destacou-se inicialmente, tal como o irmão, no coro da catedral de Santo Estêvão, em Viena, sob a direção de Georg Reutter. Ao contrário de J. Haydn, a carreira criativa de M. Haydn incidira sobretudo na composição de música vocal religiosa, a qual foi a sua principal fonte de rendimento. Foi mestre de capela em Nagyvárad, na Hungria (hoje Oradea, na Roménia) e mais tarde, em 1762, em Salzburgo. No contexto do idioma clássico, desenhou modos de expressão vocal com recurso a influências do canto gregoriano e do contraponto e Tenebrae factae sunt é disso um exemplo. Cada voz alcança uma expressão melódica própria, apesar do estilo homofónico e da preponderância da harmonia.

Crucifixus a 8 (4 min.)

O compositor veneziano Antonio Lotti estudou e trabalhou na Basílica de São Marcos, onde foi cantor, organista e mestre de capela. Apesar de ter sido um compositor versátil, tendo composto óperas, cantatas e oratórias, cuja apreciação se prolongou após a sua morte, o motete Crucifixus, a oito vozes, permaneceu como a sua composição mais conhecida. Embora a sua música secular pressagie já o advento do classicismo, a sua música sacra é, no entanto, firmemente enraizada no estilo polifónico renascentista, estabelecendo um equilíbrio com a linguagem harmónica do início do séc. XVIII. Crucifixus insere-se nesta linha, sendo pontuada por passagens cadenciais em estilo polifónico.

Offertorio per la Domenica delle Palme (“Improperium expectavit cor meum”) (4 min.)

Poucos se conhece sobre a vida do clérigo e compositor Giovanni Giorgi. Terá nascido em Veneza no final do séc. XVII ou início do séc. XVIII e foi mestre de capela da Basílica Papal de São João de Latrão, em Roma. Em 1725 foi contratado para a Capela Real de Lisboa como compositor da Patriarcal e professor do Real Seminário de Música. A sua permanência em Lisboa mantém-se até 1755, altura em que terá viajado para Génova, cidade onde morreu em 1762. Improperium expectavit cor meum, para quatro vozes a cappella, em estilo imitativo, exibe uma forte relação entre texto e música, destacando-se em particular a secção final que utiliza dissonâncias agrestes inspiradas pelo texto: “Servem-me fel como alimento, e na minha sede dão-me vinagre a beber.”

Komm, Jesu, komm (9 min.)

Composto antes de 1735, em Leipzig, o motete Komm, Jesu, Komm, BWV 229, é uma obra melancólica e intimista. Sendo uma exceção no seu género, Johann Sebastian Bach não utilizou textos bíblicos, mas um poema fúnebre de Paul Thymich (1656-94). A invocação constante da vinda de Jesus para nossa salvação, vigorosamente afirmada logo no início da peça (“Vem, Jesus, vem”), dará lugar, a certa altura, a uma proclamação serena da fé em Cristo como o “caminho certo para a verdade e a vida”. Esta curta citação do evangelho segundo São João (14:6), que termina a primeira estrofe, muito rica em coloração contrapontística, ocupa a maior parte do motete. Como é habitual em Bach, a peça conclui-se com uma melodia harmonizada ao jeito de um coral.

Textos de Miguel Martins Ribeiro

 

Ao centro Johann Sebastian Bach. Em volta dele, isto é, antes e depois no tempo, outros doze compositores, outros doze motetes. Dos mais afastados, antes e depois – Giovanni Pierluigi da Palestrina e Maurice Duruflé – aos mais próximos – Antonio Lotti e Giovanni Giorgi – passando por Claudio Monteverdi e Johannes Brahms; uma viagem temporal em espiral em torno de Bach. Como doze Anjos do Tempo que contemplam o mestre e oram: “Vem, Jesus, vem” (Komm, Jesu, Komm).

Relacionados

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.