Concerto para Violino n.º 5 de Mozart
Orquestra Gulbenkian
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Violino, Direção
-
Orquestra Gulbenkian
Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de sessenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de sessenta instrumentistas, que pode ser expandido de acordo com as exigências de cada programa. Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório, do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas podem também ser interpretadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório, em Lisboa, em cujo âmbito colabora com os maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos nacionais, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas. No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. O finlandês Hannu Lintu é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo a Lorenzo Viotti.
-
Pinchas Zukerman
Violino, Direção
O excecional nível artístico de Pinchas Zukerman, bem como a sua versatilidade como violinista, violetista, maestro e músico de câmara, são qualidades reconhecidas há mais de cinco décadas. Virtuosismo, musicalidade, beleza tímbrica e uma irrepreensível personalidade artística são características de Zukerman, também corroboradas por uma discografia de mais de 100 álbuns que mereceu a atribuição de dois Grammy e de 21 nomeações.
Os destaques da temporada 2021/22 incluíram colaborações com a Filarmónica de Israel, a Sinfónica de Barcelona, a Orquestra Nacional de Lyon e a Sinfónica de Dallas. Com o Zukerman Trio atuou nos festivais de música de câmara de Ravinia, Aspen e Amelia Island, bem como nos Parlance Chamber Concerts, em Nova Jérsia, e na Washington and Lee University, em Lexington, Virgínia. Com a violoncelista Amanda Forsyth, apresentou-se com a English Chamber Orchestra, a Orquestra Sinfónica MÁV (Budapeste), a Sinfónica de Praga, a Sinfónica Nacional da Rádio Polaca e as Sinfónicas de Reading e New Bedford. Ambos atuaram também numa digressão com o Jerusalem String Quartet, que incluiu concertos nos EUA e no Canadá.
Como professor e mentor de novas gerações de músicos, liderou, durante 25 anos, o Pinchas Zukerman Performance Program na Manhattan School of Music. Foi professor em proeminentes instituições nos EUA, no Reino Unido, em Israel, na China e no Canadá. Durante as próximas duas temporadas, é o novo Artistic & Principal Education Partner da Orquestra Sinfónica de Dallas, colaborando com a orquestra em parceira com a Southern Methodist University Meadows School of the Arts, onde exercerá tutoria e orientará cursos intensivos para os alunos de música.
Pinchas Zukerman inspirou várias gerações de jovens músicos que atingiram proeminência nos domínios da interpretação, da docência e da liderança de festivais internacionais. Foram-lhe atribuídos doutoramentos honorários pela Brown University, pela Queen’s University (Kingston, Ontário) e pela Universidade de Calgary. Foi também agraciado com a National Medal of Arts e o Isaac Stern Award for Artistic Excellence in Classical Music
Samuel Coleridge-Taylor
Wolfgang Amadeus Mozart
Antonín Dvořák
Criança prodígio nos primeiros anos de estudo do violino, Pinchas Zukerman logo se destacou no mundo da música, tendo como mentor Isaac Stern. Com uma carreira fulgurante, a continua vontade de aprofundar o estudo da música levá-lo-ia a conciliar o lugar de solista com o de maestro. É nessa dupla condição que Zukerman regressa à Gulbenkian Música, para dirigir obras de Coleridge-Taylor e Dvořák e tocar com a Orquestra Gulbenkian o Concerto para Violino n.º 5 de Mozart. Como o caracteriza o Los Angeles Times, um “virtuoso eternamente jovem”.
Guia de Audição
-
Por Inês Thomas Almeida -
Por Inês Thomas Almeida
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.