Concerto para Piano n.º 2 de Chopin
Orquestra Gulbenkian
Slider de Eventos
Data
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianVenda online a partir de 20 jun às 10:00
Preço
- 20,00 € – 36,00 €
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Orquestra Gulbenkian
- Risto Joost Maestro
- Piano
-
Alexandra Dovgan
Piano
Alexandra Dovgan nasceu em 2007 no seio de uma família de músicos. Iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Aos cinco anos o seu raro talento permitiu-lhe ingressar de imediato na Escola Central de Música do Conservatório de Moscovo, onde estuda atualmente com a professora Mira Marchenko. Foi premiada em competições internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Piano Vladimir Krainev, em Moscovo, o Concurso Internacional para Jovens Pianistas “Astana Piano Passion” e o Concurso Internacional de Televisão para Jovens Músicos "The Nutcracker". Tinha apenas dez anos quando recebeu o “Grande Prémio" do 2.º Concurso Internacional “Grand Piano Competition”, com direção artística de Denis Matsuev.
Apesar de ser ainda muito jovem, Alexandra Dovgan já se estreou em algumas das mais prestigiadas salas de concertos: em 2018 tocou no concerto de abertura do Festival Internacional de Piano do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, com Denis Matsuev e Valery Gergiev. Em 2019 apresentou-se pela primeira vez na Philharmonie de Berlim e no Concertgebouw de Amesterdão, no âmbito das Meesterpianisten Series de Marco Riaskoff. Em julho do mesmo ano, impressionou de novo o público e a crítica com um recital no Festival de Salzburgo. O ano terminaria com um recital no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.
Apesar da pandemia, no outono de 2020 apresentou-se em vários concertos: regressou a Salzburgo para tocar com a Mozarteum Orchestra, sob a direção de Trevor Pinnock; em Liubliana tocou com a Filarmónica Eslovena e Philipp von Steinaecker; e em Lugano tocou com a Orchestra della Svizzera e François Leleux. Em 2021 destacam-se recitais no Konzerthaus de Viena, no Prinzregententheater de Munique, no Théâtre des Champs-Élysées, no Tonhalle de Zurique, no Festival de Piano do Vale do Ruhr (Duisburg), no Festival Internacional de Piano de Brescia e Bergamo, e ainda em Turim, Milão, Basileia e Copenhaga, entre outras cidades. Concertos com orquestra incluíram a Filarmónica de Estocolmo e o maestro Ton Koopman, a Sinfónica de Barcelona e Kazushi Ono, a Orquestra de Câmara de Basileia e Umberto Benedetti Michelangeli. Em junho de 2021, Gustavo Dudamel convidou-a a tocar o Concerto para Piano n.º 2 de Beethoven, com a Mahler Chamber Orchestra, em Burgos.
Para além da desenvoltura técnica e de uma sonoridade de extrema beleza e precisão, Alexandra Dovgan é uma pianista com grande carisma em palco, transmitindo uma distinta personalidade e uma grande espontaneidade criativa.
Jean Sibelius
En Saga, op. 9
Fryderyk Chopin
Concerto para Piano e Orquestra n.º 2, em Fá menor, op. 21
— Intervalo de 20 min —
Ludwig van Beethoven
Sinfonia n.º 7, em Lá maior, op. 92
Após as estreias fulgurantes na anterior temporada Gulbenkian Música, o maestro Risto Joost e a pianista Alexandra Dovgan regressam ao Grande Auditório para se juntarem à Orquestra Gulbenkian na interpretação do Concerto para Piano n.º 2 de Chopin. Alvo dos maiores elogios por parte de Grigory Sokolov, que lhe prevê um futuro grandioso, Alexandra Dovgan é, ainda adolescente, um dos maiores talentos pianísticos mundiais. Trevor Pinnock, outro dos seus admiradores, afirma que Dovgan “descobre uma afinidade natural com as composições que interpreta, imbuindo a música de quietude, esplendor e respiração”.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.