Carlos Ferreira
ECHO Rising Stars
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- Entrada gratuita
- Clarinete
- Pedro Emanuel Pereira Piano
-
Carlos Ferreira
Clarinete
Natural de Paredes, Carlos Ferreira é um dos mais aclamados clarinetistas da atualidade. Vencedor do 2.º Prémio no Concurso Internacional ARD, em Munique, do 3.º Prémio e Prémio do Público no Concurso Internacional de Genebra e do WEMAG Soloist Prize do Festival Mecklenburg-Vorpommern 2021, é atualmente Clarinete Principal na Orquestra Nacional de França.
Carlos Ferreira é um convidado regular dos principais festivais de música e salas mundiais. Tocou como solista com diversos ensembles e formações, entre os quais se destacam a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Transylvania State Philharmonic Orchestra, a Orquestra de Câmara de Genebra, a Orquestra de Câmara de Munique, a Orquestra da Rádio de Munique e a Orquestra Nacional de França. Academista da Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão em 2016, continuou o seu percurso orquestral na Filarmónica de Monte Carlo e posteriormente ocupou o lugar de Clarinete Principal na Orquestra Nacional de Lille e na Philharmonia Orchestra de Londres.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian enquanto estudante na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, na classe dos professores Michel Arrignon e Enrique Pérez Piquer. Posteriormente, ingressou no Conservatório de Amesterdão, na classe de Arno Piters, e no HEMU de Lausanne, na classe de Florent Héau. Em Portugal, foi aluno de José Ricardo Freitas na Academia de Música José Atalaya e na ARTAVE, tendo concluído a licenciatura, com Nuno Pinto, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Carlos Ferreira acaba de lançar o seu primeiro álbum intitulado “XX-XXI”, com obras para clarinete e piano, em colaboração com o pianista e compositor Pedro Emanuel Pereira. Carlos Ferreira é Artista Buffet Crampon e Vandoren.
Claude Debussy
Lanqing Ding
Leonard Bernstein
Pierre Boulez
Pedro Emanuel Pereira
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre de novo as suas portas para receber o ciclo Rising Stars.
Ao longo de um dia musicalmente intenso, o foco incidirá nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical contemporâneas, podendo o público constatar, ao vivo, a excecionalidade de alguns dos jovens selecionados para integrarem os Rising Stars. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de excecional talento. Em contexto de Portas Abertas, é disponibilizada uma programação variada e uma atmosfera musical festiva em ambiente informal.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.