Arcadi Volodos (nova data)
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
-
Arcadi Volodos
Piano
Arcadi Volodos nasceu em São Petersburgo (então Leninegrado) em 1972. Recebeu formação musical inicial em canto e direção coral, mas progressivamente o interesse pelo piano foi-se afirmando como a sua paixão principal. Em 1987 ingressou no Conservatório de São Petersburgo e posteriormente estudou no Conservatório de Moscovo, com Galina Egiazarova, no Conservatório de Paris, com Jacques Rouvier, e na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com Dmitri Bashkirov.
Depois da sua brilhante estreia em Nova Iorque, em 1996, o percurso de Volodos viria a afirmá-lo entre os grandes pianistas do nosso tempo. Ao longo de uma empolgante carreira, apresentou-se nos principais palcos do mundo, colaborando em concerto com as mais eminentes orquestras e com maestros de renome internacional como Myung-Whun Chung, Lorin Maazel, Zubin Mehta, Seiji Ozawa, Jukka-Pekka Saraste, Paavo Järvi, Christoph Eschenbach, Semyon Bychkov ou Riccardo Chailly.
Os recitais de piano têm, desde o início, desempenhado um papel central na vida artística de Volodos. O seu repertório inclui importantes obras de Schubert, Schumann, Brahms, Beethoven, Liszt, Rachmaninov, Scriabin, Prokofiev ou Ravel, lado a lado com peças menos interpretadas de compositores como Mompou, Lecuona ou Falla. Para além da Fundação Gulbenkian, onde tem atuado com regularidade, os compromissos recentes incluíram apresentações na Philharmonie de Paris, no Konzerthaus de Viena, no Auditório Nacional de Madrid, no Palau de la Música Catalana de Barcelona, no Liederhalle de Estugarda, no Victoria Hall de Genebra, no Tonhalle de Zurique, na Ópera Nacional da Letónia (Riga), no Festival de Piano do Ruhr, e ainda nos festivais de Salzburgo, Dresden, Granada, La Roque d’Anthéron, Verbier e Liubliana.
Desde a gravação do seu recital de estreia, captado no Carnegie Hall de Nova Iorque em 1999 (Sony Classical), Arcadi Voloidos gravou uma série de álbuns de grande sucesso que foram merecedores de numerosos prémios como Gramophone, Edison Classical, Diapason d’Or e Echo.
Franz Schubert
Sonata para Piano em Lá menor, D. 845
— Intervalo de 20 min —
Robert Schumann
Davidsbündlertänze, op. 6
Franz Liszt / Arcadi Volodos
Rapsódia Húngara n.º 13, em Lá menor, S. 244/13
Programa de sala (PDF 484 KB)O brilhantismo pianístico de Arcadi Volodos torna-se tão evidente em cada nota saída das suas mãos que, logo em 1996, a audição privada para um editor da Sony Classical foi celebrada com um contrato assinado no dia seguinte, sob a justificação de que “só nos cruzamos com um talento assim uma vez na vida”. Mas Volodos, tido por muitos como o sucessor de Vladimir Horowitz, nunca se deslumbrou. E se a sua prodigiosa técnica é sempre colocada ao serviço de uma magnífica expressividade, acredita também que são as relações prolongadas com os compositores e o repertório que revelam a real dimensão de cada obra.
Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas Ciclo de Piano
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.