Alexandre Kantorow
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Piano
-
Alexandre Kantorow
Piano
Em 2019, com 22 anos, Alexandre Kantorow tornou-se o primeiro pianista francês a receber a Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, tendo sido também distinguido com o Grand Prix, atribuído apenas três vezes na história da competição. Começou a apresentar-se profissionalmente muito cedo, tendo-se estreado no festival La Folle Journée de Nantes aos 16 anos. Desde então, tem colaborado com grandes orquestras, incluindo atuações regulares com a Orquestra do Festival de Budapeste e o maestro Iván Fischer, a Orquestra do Teatro Mariinsky e Valery Gergiev, a Sinfónica SWR e Teodor Currentzis, a Staatskapelle Berlin e Antonio Pappano ou a Filarmónica da Radio France e Mikko Franck.
Alexandre Kantorow apresentou-se em recital a solo em prestigiadas salas de concertos da Europa, incluindo Concertgebouw de Amesterdão, Konzerthaus de Viena, Philharmonie de Paris, BOZAR de Bruxelas e Queen Elisabeth Hall. Tocou também em importantes festivais de música como La Roque d’Anthéron, Ravinia, Verbier ou Klavierfest Ruhr. A música de câmara é também um domínio que aborda com grande satisfação.
A temporada 2022/23 inclui uma colaboração com a Staatskapelle Berlin e Lorenzo Viotti, uma digressão com a Filarmónica de Munique e Thomas Hengelbrock, bem como estreias com a orquestra Cameristi della Scala e o maestro Mikhaïl Pletnev, a Sinfónica de Lucerna e Charles Dutoit, a Filarmónica de Montreal e Kent Nagano e a Orquestra da RAI de Turim e Thomas Guggeis. Destaca-se ainda uma digressão europeia de recitais, que inclui a Fundação Gulbenkian, e a estreia do Concerto para Piano de Guillaume Connesson.
Alexandre Kantorow grava em exclusivo para a editora BIS. As suas mais recentes gravações (obras para piano solo de Brahms e Concertos n.º 1 e 2 de Saint-Saëns) receberam o Diapason d’Or em 2022. As duas anteriores gravações (Concertos n.º 3 e n.º 5 de Saint-Saëns e obras para piano solo de Brahms, Bartók e Liszt) foram ambas distinguidas com o Diapason d’Or e Choc Classica of the Year em 2019 e 2020 respetivamente.
Alexandre Kantorow foi laureado pela Safran Foundation e pelo Banque Populaire. Em 2019 foi nomeado “Revelação Musical do Ano” pela Professional Critics Association. Em 2020 foi premiado nos Victoires de la Musique Classique em duas categorias: “Gravação do Ano” e “Solista Instrumental do Ano”. Desde 2022, partilha a direção artística do festival Les Rencontres Musicales de Nîmes com a violinista Liya Petrova e o violoncelista Aurélien Pascal.
De ascendência franco-britânica, Alexandre Kantorow estudou com Pierre-Alain Volondat, Igor Lazko, Frank Braley e Rena Shereshevskaya.
Johannes Brahms
Sonata para Piano n.º 1 em Dó maior, op. 1
— Intervalo de 20 min —
Franz Schubert / Franz Liszt
Der Wanderer
Der Müller und der Bach
Frühlingsglaube
Die Stadt (de Schwanengesang)
Am Meer (de Schwanengesang)
Franz Schubert
Fantasia em Dó maior,D. 760, Wanderer (arr. de Franz Liszt)
Franz Schubert / Franz Liszt
Litanie: Adagio Religioso
Vecsey-Cziffra
Valse triste
Franz Liszt
Années de Pèlerinage I - Suite 160: n.º 6 - Vallée d’ Obermann
Foi efusivamente aplaudida a estreia de Alexandre Kantorow na Gulbenkian Música em março de 2022. Na nova temporada, o pianista francês, uma das grandes revelações dos últimos anos no mundo da música clássica, regressa ao Grande Auditório para um recital dedicado a Brahms e Schubert. Aos 22 anos, Kantorow tornou-se o primeiro francês a vencer o Concurso Tchaikovsky, conquistando também o Grand Prix (uma distinção adicional), atribuído apenas por três ocasiões em toda a história da competição. Desde então, tem arrebatado os mais prestigiados palcos mundiais e recebido os maiores elogios. A revista Gramophone descreveu-o como “um virtuoso incandescente, com um charme poético e uma mestria estilística inata”.
Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas Ciclo de Piano
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.