Aberturas de Ópera
Concertos de Domingo
Slider de Eventos
Data
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian- Orquestra Gulbenkian
- Pedro Neves
- Vera Dias Comentário
Giuseppe Verdi
Abertura da ópera Nabucco
Giacomo Puccini
Intermezzo do 3.º ato da ópera Manon Lescaut
Richard Wagner
Abertura da ópera Tannhäuser
Gioachino Rossini
Abertura da ópera Guilherme Tell
* Por motivo de força maior, o maestro Nuno Coelho será substituído por Pedro Neves.
Pouco antes de compor Tannhäuser, Richard Wagner enunciou que a abertura de uma ópera “deverá conter o espírito geral da ação sem o uso indevido dos meios musicais, e conduzi-lo para uma solução que corresponda com inteligência à do drama”. A abertura deveria, portanto, apresentar as linhas mestras e abrir espaço para toda a narrativa que se seguiria, tal como Wagner fez em Tannhäuser, explorando, desde logo, as forças contrárias inspiradas pela lenda medieval. Nestes concertos, a Orquestra Gulbenkian interpreta algumas das mais emblemáticas aberturas do repertório operático, compostas por cinco dos mais celebrados compositores da história do género.
A Música e o Olhar: Leonor Nazaré
Em parceria com o Centro de Arte Moderna
Em cada Concerto de Domingo, um curador da Fundação Gulbenkian é convidado a falar sobre a relação entre a música e o olhar. Neste concerto, a curadora Leonor Nazaré convida-nos descobrir uma obra da coleção do Centro de Arte Moderna: História de la Musica Rock (2002), de Rui Valério.
Mecenas Gulbenkian Música
Mecenas Concertos de Domingo
Mecenas Orquestra Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.