Sete obras em estreia pela Orquestra Gulbenkian
Concerto final do workshop Composing for Voices and Orchestra
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- Entrada gratuita
Levantamento de bilhetes, sujeito à lotação da sala
(máx. 2 por pessoa):
Presencial – 2 horas antes
Online – 2 dias antes (Cartão Gulbenkian Mais) ou 1 dia antes (Cartão Gulbenkian) a partir das 10:00.
- Luca Francesconi Maestro
- Camila Mandillo Soprano
- Tenor
- Barítono
-
Orquestra Gulbenkian
Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de sessenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de sessenta instrumentistas, que pode ser expandido de acordo com as exigências de cada programa. Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório, do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas podem também ser interpretadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório, em Lisboa, em cujo âmbito colabora com os maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos nacionais, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas. No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. O finlandês Hannu Lintu é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo a Lorenzo Viotti.
-
Marco Alves dos Santos
Tenor
Marco Alves dos Santos nasceu em Lisboa. Com bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, licenciou-se em canto pela Guildhall School of Music and Drama, em Londres. Interpretou vários papéis operáticos, incluindo Tamino (A flauta mágica), Ernesto (Don Pasquale), Anthony (Sweeney Todd), Duque de Mântua (Rigoletto), a Bruxa (Hänsel und Gretel), Prunier (La rondine), Conde Almaviva (O barbeiro de Sevilha), Acis (Acis and Galatea), Male Chorus (The Rape of Lucretia), Don Ottavio (Don Giovanni), Nemorino (L’elisir d'amore) e Ferrando (Così fan tutte).
Em concerto, destacou-se como o Narrador, em L'enfance du Christ de Berlioz, o Evangelista, nas Oratórias de Natal, de Páscoa e da Ascensão e na Paixão segundo São João de J. S. Bach, e como tenor solista na 9.ª Sinfonia de Beethoven, no Messias de Händel, na Petite messe solennelle de Rossini, no Requiem e na Missa da Coroação de Mozart, na Serenade for Tenor, Horn and Strings de Britten, no Te Deum de Bruckner e em Carmina Burana de Carl Orff.
Os compromissos de Marco Alves dos Santos para a temporada 2022/23 incluem, entre outros, os papéis de Conde Alberto (L'occasione fa il ladro de Rossini), para o Festival de Sintra, Don Ottavio (Don Giovanni), as árias de tenor da Paixão segundo São Mateus de Bach, para a Fundação Calouste Gulbenkian, e Arturo (Lucia de Lammermoor de Donizetti) para o Teatro Nacional de São Carlos, entre outros.
-
André Henriques
Barítono
André Henriques concluiu o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, com António Wagner Diniz.
Bolseiro da Fundação Gulbenkian, estudou com Donald Maxwell no Royal Welsh College of Music and Drama, em Cardiff. No domínio da ópera, interpretou: Guglielmo (Così fan tutte), Masetto e Comendador (Don Giovanni) e Figaro (A bodas de Figaro), com a Orquestra Metropolitana de Lisboa; Um Cristão (Poliuto de Donizetti), na sua estreia no Teatro Nacional de São Carlos; Mufti (Le bourgeois gentilhome); e Sargeant (The Pirates of Penzance de A. Sullivan).
No âmbito do projeto enoa, com Claudio Desderi e Yin Chen Lin, foi Filiberto, em Il signor Bruschino de Rossini, e o protagonista em Gianni Schicchi, de Puccini, na Fundação Gulbenkian. Interpretou ainda o Gran Sacerdote di Bello (Nabucco), Fiorello (O barbeiro de Sevilha) e Peter (Hänsel und Gretel). Em concerto, cantou Liebeslieder Waltzes, de Brahms, no Festival de Música de Sintra, com João Paulo Santos e Olga Prats, Jephte de Carissimi, Te Deum de Charpentier, o Messias de Händel, a Paixão segundo São João de J. S. Bach, a Missa de J. D. Bomtempo e a 9.ª Sinfonia de Beethoven.
Mais recentemente, cantou o Stabat Mater de Szymanowski, sob a direção de David Jones, no St. David’s Hall (Cardiff), o Stabat Mater de Rossini, com Jeffrey Stewart, e ainda Acis and Galatea e Romeu e Julieta, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian e os maestros Leonardo García Alarcón e Lorenzo Viotti, respetivamente.
Stylianos Dimou
Cong Wei
Fran Barajas
Mariana Vieira
João Carlos Pinto
Hibiki Mukai
Luca Francesconi
Composing for Voices and Orchestra foi o desafio lançado a jovens compositores pela Gulbenkian Música no quadro de um workshop da enoa – European Network of Opera Academies. Ao longo de cerca de sete meses e sob a orientação do compositor e maestro Luca Francesconi, seis jovens compositores tiveram oportunidade de criar novas obras que serão estreadas neste concerto pela Orquestra Gulbenkian e pelos solistas Camila Mandillo (Soprano), Marcos Alves dos Santos (Tenor) e André Henriques (Barítono). Será estreada também uma nova obra de Luca Francesconi, fruto de uma encomenda da Fundação Gulbenkian.
Parceiros
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.