7.ª de Mahler
Coro e Orquestra Gulbenkian
Slider de Eventos
Data
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianVenda online a partir de 20 jun às 10:00
Preço
- 23,00 € – 42,00 €
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Coro Gulbenkian
- Orquestra Gulbenkian
- Maestro
-
Lorenzo Viotti
Maestro Convidado Principal
Em 2021/22, Lorenzo Viotti completou a sua primeira temporada como Maestro Principal da Orquestra Filarmónica e da Ópera Nacional dos Países Baixos, em Amesterdão. No arranque dessa temporada, dirigiu O Morcego de Zemlinsky e a Missa in tempore belli de J. Haydn. Para além da direção de muitos concertos em 2022/23, destaque-se uma nova produção de Thaïs de Massenet, no Teatro alla Scala de Milão, e de Tosca, de Puccini, na Ópera Nacional dos Países Baixos.
Na última década, Lorenzo Viotti afirmou-se como maestro de topo a nível internacional. Desde o repertório clássico ao contemporâneo, dirigiu numerosos concertos sinfónicos, corais-sinfónicos e ópera, incluindo: Romeu e Julieta de Gounod (Scala de Milão e Fundação Gulbenkian), Manon Lescaut de Puccini (Ópera de Frankfurt), Rigoletto de Verdi (Staatsoper Stuttgart e Semperoper Dresden), Werther de Massenet (Ópera de Frankfurt e Ópera de Zurique), Tosca de Puccini (Ópera de Frankfurt e Novo Teatro Nacional de Tóquio) e Carmen de Bizet (Staatsoper Hamburg e Ópera Nacional de Paris).
Lorenzo Viotti dirigiu já muitas das principais orquestras a nível mundial. Em 2015 despertou a atenção internacional ao vencer o Nestlé and Salzburg Festival Young Conductors Award. Em 2013 tinha já vencido o Concurso Internacional de Direção de Cadaqués e o Concurso de Direção MDR. Em 2017 recebeu o International Opera Newcomer Award. Foi Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian entre 2018 e 2021, sendo atualmente Maestro Convidado Principal. Estreou-se nos Estados Unidos da América com a Orquestra de Cleveland e no Canadá com a Sinfónica de Montreal. Em janeiro de 2020 dirigiu a Orquestra Nacional de França em concertos em Viena e Bratislava, e no final de fevereiro estreou-se à frente da Filarmónica de Berlim.
Natural de Lausanne, na Suíça, Lorenzo Viotti nasceu no seio de uma família de músicos de ascendência italiana e francesa. Estudou piano, canto e percussão em Lyon, tendo inicialmente sido percussionista da Filarmónica de Viena e colaborado com outras orquestras. Em simultâneo com a sua atividade como instrumentista, estudou direção de orquestra com Georg Mark, em Viena, e com Nicolás Pasquet, no Conservatório Franz Liszt, em Weimar.
György Ligeti
Lux aeterna*
Gustav Mahler
Sinfonia n.º 7, em Mi menor
*Cem Anos do Nascimento de György Ligeti
No seu único concerto com a Orquestra Gulbenkian esta temporada, o anterior Maestro Titular Lorenzo Viotti dá continuidade ao ambicioso ciclo que a Gulbenkian Música dedica à interpretação das sinfonias de Gustav Mahler. Tirando partido da grande cumplicidade desenvolvida entre o maestro e a orquestra (2018-2021), Viotti dirige a Sinfonia n.º 7, uma assumida e misteriosa viagem pela noite. Um arco que avança do ocaso até à aurora e que é também revelador do interesse particular que Mahler demonstrava por temáticas ligadas à Natureza.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.