Tuuli Takala nasceu em Helsínquia, cidade onde estudou canto e violino na Academia Sibelius. Estreou-se profissionalmente em 2013 na Ópera Nacional Finlandesa, no papel de Rainha da Noite, em A flauta mágica de Mozart. Desde 2015, é membro da Semperoper Dresden, onde interpretou Lucia (Lucia di Lammermoor), Gilda (Rigoletto), Micaëla (Carmen), Sophie (Der Rosenkavalier), Blonde (O rapto do serralho), Marzelline (Fidelio), Rainha da Noite e Pamina (A flauta mágica), Pássaro da Floresta (Siegfried), Olympia (Les contes d’Hoffmann), La Contessa di Folleville (Il viaggio a Reims), Echo (Ariadne auf Naxos) e Valencienne (A viúva alegre).
Na temporada 2023-24, na Semperoper Dresden, assinala-se a estreia-se no papel de Adina (L’elisir d’amore), bem como o papel de Teresa numa nova produção de Benvenuto Cellini de Berlioz. Outros destaques incluem Mimì (La bohème), na Opéra-Théâtre de Metz Métropole, Blanche (Dialogues des Carmélites), na Ópera Nacional Finlandesa, e o papel principal de Lucia di Lammermoor, na Ópera de Hamburgo.
Em 2021, Tuuli Takala estreou-se no Festival de Bayreuth (Parsifal), tendo regressado em 2022 (Tannhäuser). Outros convites incluíram o Festival de Ópera de Savonlinna, a Royal Opera House - Covent Garden, a Volksoper Wien, o Aalto Theater Essen e a Ópera de Toulon, entre outros prestigiosos palcos.
Tuuli Takala recebeu primeiros prémios nos concursos de canto Timo Mustakallio e Kangasniemi, na Finlândia (2013). Foi também premiada no Concurso Belvedere (Amesterdão, 2015) e recebeu o Prémio Arnold Schönberg do Concurso Hilde Zadek (Viena, 2013). Em 2018 a Semperoper Dresden atribuiu-lhe o Curt Taucher Förderpreis.
Na temporada 2022-23, Tuuli Takala cantou, em concerto, a 9.ª Sinfonia de Beethoven, com a Filarmónica da BBC e a maestra Eva Ollikainen, e na estreia mundial do novo ciclo Songs of Meena, de Olli Kortekangas, com a Filarmónica de Helsínquia e Osmo Vänskä. Interpretou também Carmina Burana de Orff, com a Sinfónica de Lahti e Dalia Stasevska, e a 8.ª Sinfonia de Mahler, com a NDR Radiophilharmonie e Ingo Metzmacher, no Festival de Hanôver.
O seu extenso repertório de concerto inclui ainda Exsultate jubilate, o Requiem, e a Missa em Dó menor de Mozart, Um Requiem Alemão de Brahms, o Messias de Händel, o Gloria de Poulenc, a Petite messe solennelle de Rossini, as Paixões, a Missa em Si menor e a Oratória de Natal de J. S. Bach. Tuuli Takala é também uma dedicada intérprete de canção de câmara, tendo-se apresentado em recitais em muitos palcos na Finlândia, bem como em Londres, Viena e Tóquio, entre outras cidades.