Hylaeus communis – uma abelha no jardim
Esta abelha de cara branca, identificada, em 2018, na região de Manteigas (Parque Natural da Serra da Estrela) e já este ano no Jardim Municipal de Mira Flores (Oeiras), foi encontrada por Albano Soares durante uma visita Bioblitz no Jardim Gulbenkian.
As abelhas de cara branca (Hylaeus, 40 espécies citadas para Portugal) são geralmente pequenas ou muito pequenas e na maior parte dos casos utilizam buracos na madeira morta para fazer as células reprodutoras; estes buracos são feitos, em grande parte, por coleópteros.
No centro e norte da Europa, esta espécie em particular é presença assídua em bosques abertos e Jardins. A falta de registos desta e de muitas outras espécies de abelhas deve-se geralmente menos à raridade das espécies e mais à falta de especialistas nestes grupos faunísticos em campo.
A presença desta abelha no Jardim Gulbenkian deve-se ao facto de aqui existirem os tipos de ecossistema habitat desta espécie, nomeadamente bosques abertos com presença de plantas de flor – neste caso a Lantana que, ao que tudo indica, é uma das espécies preferidas desta abelha. A existência de madeira morta é também um fator fundamental para a presença da espécie, uma vez que é onde fazem criação.