13 Setembro 2019

“Sonhador num Jardim à minha maneira”

Uma instalação no Jardim Gulbenkian

Instalação “Sonhador num Jardim à minha maneira”

No âmbito da celebração dos 150 anos de Calouste Gulbenkian, a instalação “Sonhador num Jardim à minha maneira” é um passeio pelo Jardim, guiado pelo próprio Calouste Gulbenkian, através de uma seleção de reflexões suas sobre natureza e jardins.

Calouste Gulbenkian era uma pessoa profundamente contemplativa, que defendia e aplicava na sua vida uma relação próxima e íntima com a natureza, enquanto fonte de “maravilhosas alegrias”.

Este Jardim foi construído após a sua morte, enquadrando a Fundação legada por si em testamento. Apesar de Calouste Gulbenkian nunca o ter percorrido, este é um jardim que celebra as grandes qualidades da natureza que tanto apreciava – a beleza natural e a harmonia do lugar.

Esta instalação no Jardim Gulbenkian é composta por 4 molduras que apresentam, cada uma delas, uma panorâmica do Jardim. Quatro momentos de contemplação, cada um dos quais com uma reflexão de Calouste Gulbenkian. Simbolicamente cada frase está escrita em português e traduzida para cada uma das línguas que usava habitualmente: arménio, inglês, francês e turco.

Deixamos-lhe um convite para conhecer o Jardim através dos olhos deste “poeta da natureza”.

Atualização em 13 Setembro 2019