FCG Secção: Jardim

Apresentação do livro “As aves do Jardim Gulbenkian”, de João E. Rabaça

Em 2012 e 2013, ao longo de 16 meses de estudo, João E. Rabaça e a sua equipa registaram e fotografaram 41 espécies de aves nos 7,5ha do Jardim Gulbenkian. Este livro representa um valioso contributo para perceber melhor a importância do Jardim Gulbenkian no contexto da estrutura ecológica em que se insere.

Muitas das espécies registadas ocorrem durante todo o ano, outras residem no Jardim apenas durante parte do ano, outras são aves que aqui param durante as suas trajetórias migratórias. A grande diversidade de habitats num só jardim é o segredo de tão grande diversidade de espécies.

Neste livro, podemos conhecer cada uma destas espécies, os seus hábitos, as suas caraterísticas, mas, acima de tudo, perceber o significado ecológico da sua presença neste espaço e das interações que com ele estabelecem.

O autor das fotografias, Diogo Oliveira, é fotógrafo e Mestre em Biologia da Conservação.

 

O autor

João Eduardo Rabaça é biólogo, professor na Universidade de Évora e coordenador do Laboratório de Ornitologia da mesma instituição. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, delegado nacional do European Bird Census Council é autor de diversos atlas, livros e artigos científicos sobre avifauna e um dos mais relevantes ornitólogos em Portugal.