Zambujeiro
Olea europaea var. sylvestris
Família e descrição
Da família Oleaceae, o zambujeiro é um arbusto de folha persistente que pode alcançar o porte de árvore – cerca de 10m de altura. Os mais velhos têm tronco tortuoso, mas não tão rugoso como o das oliveiras, e os ramos inferiores são espinhosos. As folhas são idênticas às da oliveira mas têm tamanho inferior.
A época de floração ocorre em maio e junho. As flores são hermafroditas, brancas, com quatro pétalas estreladas e unidas na base, em pequenos cachos na axila das folhas.
Os frutos são pequenas azeitonas que amadurecem no outono, novembro – dezembro.
Origem e habitat
É uma espécie autóctone em Portugal. Na Península Ibérica é abundante em toda a zona mediterrânica, especialmente na metade sul. É uma espécie que vive em todo o tipo de solos, preferindo solos básicos. Surge em locais com boa exposição solar, nomeadamente montados de sobro e azinho e matagais secos.
Utilizações e curiosidades
A madeira do zambujeiro é utilizada como lenha para queimar e carvão, os frutos são apreciados por várias espécies de animais. As suas folhas possuem várias propriedades medicinais.
Estes arbustos têm uma grande longevidade, sendo conhecidos vários indivíduos milenares. Os ramos de zambujeiro ou oliveira eram utilizados na antiguidade para condecorar os vencedores dos jogos olímpicos.