Uva-espim-do-Japão
Berberis thunbergii var. atroporpurea
Família e descrição
Do género Berberis e família Berberidaceae, a uva-espim-do-japão, é um arbusto de folha caduca, de pequeno porte que pode alcançar 1,5 m de altura. É lenhoso, densamente ramificado, de ramos castanhos acinzentados, onde se distribuem espinhos pontiagudos.
As folhas são simples, opostas, em forma de espátula, de cor púrpura na primavera e verão, e alaranjadas no outono. Na primavera produz inflorescências do tipo umbela, com pequenas flores de pétalas amarelas e sépalas amarelo-avermelhadas, que atraem as abelhas.
Os frutos, pequenas bagas vermelhas ovoides que contêm uma única semente, surgem no outono.
Origem e habitat
Originário do Japão e Ásia oriental, aprecia o frio de climas temperados e subtropicais.
Utilizações e curiosidades
É utilizada como planta ornamental em jardins e parques. Este arbusto é tolerante às podas, pode ser utilizado como cercas vivas, sendo eficiente contra invasores devido aos poderosos espinhos. Pode ser plantado em vasos, e também adaptado para Bonsai. É considerada planta invasiva em alguns países.
Deve ser cultivado em pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, com boa drenagem e teor de matéria orgânica, irrigado regularmente. Tem crescimento lento, e por conseguinte baixa manutenção. A sua presença pode provocar um aumento do pH do solo e afetar os níveis de nitrogénio. É tolerante à poluição e estiagem, porém não resiste a encharcamentos por períodos prolongados. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e divisão da ramagem enraizada.
Os frutos são comestíveis muito apreciados por pequenas aves.