Sicómoro
Acer pseudoplatanus
Família e descrição
Pertencente à família Sapindaceae, o Acer pseudoplatanus é uma árvore de folha caduca, de crescimento rápido, que pode alcançar os 30 m de altura.
Esta árvore possui uma grande copa, de forma ovoide. O tronco é acinzentado, escamoso nas árvores adultas.
As suas folhas são verdes, ovadas, com cerca de 10 a 20 cm de comprimento, com um grande pecíolo que pode ter tons avermelhados. Tem 5 lóbulos agudos e margens irregularmente serradas.
As flores, amarelas esverdeadas, surgem entre maio e junho. Dispõem-se numa espécie de panícula pendente com até 12 cm de comprimento.
O fruto, sâmara, surge no fim do verão, geralmente agrupadas em pares. Excecionalmente podem aparecer três sâmaras em lugar de duas.
É uma espécie monoica, o que significa que o mesmo exemplar contém órgãos reprodutores femininos e masculinos.
Origem e habitat
É natural do centro e sul da Europa. Na Península Ibérica encontra-se principalmente nas montanhas da Galiza, Cordilheira Cantábrica e Pirinéus ocidentais. Pode encontrar-se também plantada ou semi-espontânea noutros locais. Aparece nos bosques de faias, de carvalho-roble e carvalho-negral.
Não tolera grandes períodos de secura. Resiste aos frios invernais intensos e aos calores de verão desde que possua água em abundância.
Pode desenvolver-se em solos calcários ou silícios. Na Península Ibérica aparece desde os 200 m até pouco mais de 1800 m.
Utilizações e curiosidades
É considerada uma espécie muito longeva, tendo sido datados indivíduos com cerca de 500 anos. O seu crescimento é mais rápido nos primeiros anos, tendendo a diminuir com a idade.
Propaga-se bem por estaca. É polinizada por insetos, sendo considerada uma espécie melífera.
A sua madeira é clara, por vezes com tons rosados, homogénea, densa, e relativamente resistente à humidade. Muito usada em marcenaria, também é utilizada para fabricar utensílios de cozinha, componentes de instrumentos musicais ou pegas de ferramentas de jardinagem.
Em jardinagem usa-se bastante a variedade purpurea que possui folhas de um vermelho muito escuro, quase preto.