Freixo-de-folhas-estreitas
Fraxinus angustifolia
Família e descrição
Pertencente à família Oleaceae, género Fraxinus, o Fraxinus angustifolia é uma árvore de folha caduca que pode alcançar 25 m de altura.
De copa alta e irregular, possui tronco escuro, fina e profundamente gretado. Os ramos, pouco numerosos são acinzentados e nodosos.
As folhas, com 15 a 25 cm de comprimento, são formadas por 3 a 11 folíolos espaçados entre si. Estes, por sua vez, são lanceolados, de margem irregularmente serrada, por vezes com pelos finos na nervura central da página inferior.
As flores surgem em maio, antes das folhas. Dispõem-se em panículas axilares.
O fruto, sâmara, atinge a maturação em setembro. Castanho, oblongo, com asa terminal. As sementes encontram-se na base do fruto, podendo ocupar quase metade do seu comprimento.
Origem e habitat
Espécie natural do sul da Europa, noroeste de África e sudoeste da Ásia. Surge naturalmente em bosques ripícolas ou em bosques caducifólios em vertentes de montanha.
Tolera um amplo espectro de temperatura, mas não resiste à secura.
Pode surgir em solos calcários ou siliciosos, preferindo os profundos. Podendo desenvolver-se até aos 1400 m de altitude, em Portugal a espécie aparece mais frequentemente entre os 5 e os 190 m.
Utilizações e curiosidades
Espécie de crescimento rápido que pode alcançar mais de 200 anos.
Propaga-se por semente.
Além de aparecer espontaneamente, é utilizada como ornamental especialmente junto a elementos de água, em sebes e cercas. A sua madeira dura e pesada é utilizada no revestimento de mobiliário ou no fabrico de escadas e aparelhos desportivos.
A terminação angustifolia significa “de folha estreita” referindo-se, neste caso, aos folíolos.