Budleia
Buddleja davidii
Família e descrição
Da família Scrophulariaceae e género Buddleja, a Buddleja davidii é um arbusto de folha caduca que pode alcançar 3 m de altura. Apresenta uma forma larga e irregular, com ramos ligeiramente arqueados, sensivelmente quadrangulares, fissurados, com indumento quando jovens.
As folhas são ovadas a ovado-lanceoladas, acuminadas, com margem dentada, rugosas, acinzentadas, pilosas na página inferior, com cerca de 20 cm de comprimento.
As flores púrpuras surgem entre junho e setembro. Dispõem-se na extremidade dos ramos, em densas panículas com cerca de 20 cm de comprimento. Aromáticas e pequenas, as flores individuais apresentam um cálice campanulado e uma corola tubular formada por 4 pétalas e 4 estames.
O fruto, cápsula, que atinge a maturação entre setembro e novembro, é pequeno (5 a 10 mm), ovoide, alongado e seco.
Origem e habitat
A espécie é natural da China e Japão. Aparece em matos, encostas montanhosas e zonas rochosas.
Tolera a secura, os ventos marítimos e a poluição atmosférica. Tem preferência por solos calcários e bem drenados. Em Portugal, é mais frequente até aos 130 m de altitude e numa distância ao mar entre 3.4 e 14 km.
Utilizações e curiosidades
É uma espécie de crescimento rápido que se propaga pela disseminação das sementes.
Muito utilizada para fins ornamentais, aparece associada a jardins e parques. Pode ser encontrada na composição de sebes. Utilizada para fabricar repelente/atraente de insetos. Tem propriedades tintureiras.
As suas flores ricas em néctar são das que mais atraem borboletas, sendo a espécie também comummente designada por “arbusto-das-borboletas”.