Acácia-Austrália
Acacia melanoxylon
Família e descrição
Pertencente à família Mimosaceae (Leguminosae), a Acacia melanoxylon é uma árvore de folha persistente que pode alcançar 15 m de altura. Possui uma copa densa, de forma arredondada a piramidal, e um tronco castanho-escuro e profundamente fendido nas árvores adultas.
As folhas são reduzidas, sem limbo, confundidas com o pecíolo que se alarga e toma as suas funções – filódios. Estes são laminares, lanceolados a oblanceolados, ligeiramente curvos, verde-escuros, com cerca de 6 a 13 cm de comprimento, com 3 a 5 nervuras longitudinais. Quando jovens, as folhas podem apresentar duas formas: recompostas ou em filódios.
As flores amarelas pálidas surgem entre março e junho, dispostas em capítulos de 10 a 12 mm de diâmetro.
O fruto é uma vagem, surge no fim do verão com uma cor castanha-avermelhada e uma forma comprida e contorcida. As sementes encontram-se rodeadas por estruturas alaranjadas (funículos).
Origem e habitat
É natural do sudeste da Austrália e Tasmânia. Em Portugal encontra-se dispersa por todas as regiões com caráter invasor, tendo também esse estatuto noutros países do mundo. Aparece nas orlas de povoamentos florestais, bosques ripícolas ou margens de estradas.
Tolera a secura, as temperaturas extremas, os ventos marítimos e a poluição. Não resiste ao encharcamento. Tem preferência por solos ácidos, graníticos, evitando os calcários. Em Portugal, a espécie é mais frequente entre até aos 100 m de altitude e numa distância ao mar entre 6.7 e 100 km.
Utilizações e curiosidades
Espécie de crescimento rápido.
Propaga-se por via vegetativa ou pela disseminação das sementes através do vento, da água e de animais como pássaros ou roedores. As sementes podem permanecer viáveis no solo por 50 anos, germinando conforme a disponibilidade de área ou após a ocorrência de fogo.
Devido à qualidade da sua madeira escura, foi originalmente introduzida para fins ornamentais e produção florestal. Muito usada em marcenarias.