Trepadeira-comum © Diogo Oliveira

Trepadeira-comum

Certhia brachydactyla

A trepadeira-comum é uma espécie marcadamente residente na nossa fauna, com uma ampla distribuição no território continental. Ocorre numa grande variedade de habitats arborizados como florestas diversas, olivais e parques urbanos. Alimenta-se de insetos e aracnídeos que captura nas fissuras dos troncos e ramos das árvores, graças ao seu bico curvo e comprido. Este é aliás um dos detalhes da sua singular morfologia que lhe confere uma perfeita adaptação à procura de alimento nestes substratos. E a sua plumagem críptica ajuda-a a passar despercebida quando se desloca ao longo dos troncos.

O nome científico da trepadeira-comum – Certhia brachydactyla – tem este significado: Certhia vem do grego kerthios, referido por Aristóteles como uma pequena ave insetívora que vive nas árvores; brachydactyla tem origem no termo grego brachudaktulos que significa “dedo pequeno” (brachus pequeno, daktulos dedo do pé), aludindo a um dos traços anatómicos da espécie.

O canto da trepadeira-comum pode ser escutado ao longo de todo o ano, embora com maior frequência durante a época de reprodução.

Texto: João E. Rabaça