Parque Calouste Gulbenkian – Relatório sobre a grafiose dos ulmeiros
As operações de conservação e manutenção (1969-2000)
O maciço de ulmeiros, que havia sido plantado por Weiss, em 1866, e reforçado por Azevedo Coutinho em 1958, apresentava grafiose dos ulmeiros (graphium ulmi). O reconhecimento da importância deste conjunto arbóreo levou a que fossem convidados conceituados especialistas em fitossanidade para dar um parecer sobre esta situação que se apresentava grave. Após se ensaiarem as medidas que aqueles técnicos haviam preconizado as quais se revelaram mais paliativas do que curativas, António Barreto propõe a substituição daquelas árvores por lódãos .