Pose. Escultura Reinventada em Paris no Século XIX

Coordenação editorial
Ana Teresa Santos, Carla Paulino
Design gráfico
Teresa Lima
Fotografia
Catarina Gomes Ferreira
Edição
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Museu Calouste Gulbenkian, 2018
ISBN
978-989-8758-55-2
Notas
Contém lista de obras e biografia dos autores dos textos
Proveniência
Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / ET 4437; Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 92952
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.
Texto(s)
Penelope Curtis, Christine Buhl Andersen, «Prefácio», pp. 22-24
João Carvalho Dias, «Calouste S. Gulbenkian. Colecionar escultura», pp. 26-29
Christine Buhl Andersen, «Carl Jacobsen como colecionador», pp. 30-31
Rune Frederiksen, «Antecedentes clássicos», pp. 32-35
Alain Bonnet, «A formação de escultores na École des Beaux-Arts de Paris», pp. 36-39
Emmanuelle Brugerolles, «Entre tradição e realismo», pp. 40-43
Penelope Curtis, «A pose: entre imitação e descrição. O repetitivo vocabulário do corpo», pp. 46-49
Laure de Margerie, «A ausência de pose», pp. 50-58
Rune Frederiksen, «A figura sentada», pp. 60-63
Philip Ward Jackson, «A figura acocorada», pp. 64-71
Amélie Simier, «Maternidade», pp. 72-81
François Blanchetière, «Figuras entrelaçadas», pp. 82-91
Arie Hartog, «A figura de pé», pp. 92-99
Rune Frederiksen, «A figura em movimento», pp. 100-108

Exposições

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