A Imagem Holográfica. Oito Artistas na Era do Laser

Exposição coletiva que partiu de uma parceria entre três serviços da Fundação Calouste Gulbenkian: o Serviço de Belas-Artes, o Serviço de Exposições e Museografia e o Centro de Arte Moderna. Foi a primeira mostra de holografia em Portugal e contou com o comissariado da dupla de artistas ingleses Susan Gamble e Michael Wenyon.
Collective exhibition stemming from a partnership between three of the Calouste Gulbenkian Foundation’s departments: Fine Arts, Exhibition and Museography, and the Modern Art Centre. The show, the first holographic display held in Portugal, was curated by the English artistic duo Susan Gamble and Michael Wenyon.

A exposição «A Imagem Holográfica. Oito Artistas na Era do Laser» partiu de uma proposta que o diretor do Serviço de Belas-Artes, Artur Nobre de Gusmão, dirigiu à artista inglesa Susan Gamble, quando esta se deslocou a Lisboa, em 1982, para selecionar os artistas portugueses que iriam frequentar o «Holography Workshop», que iria ser ministrado na Goldsmith College, em Londres. O título inicialmente proposto por Susan Gamble, mas que viria a ser preterido, foi «The Holography» (ou, em português, «Holografia: Uma Técnica Moderna»).

O workshop foi um projeto-piloto de iniciativa da Goldsmith College que previa a realização de residências, conferências e intercâmbios entre vários artistas interessados em holografia. O projeto foi subsidiado pela FCG, através da sua Delegação em Londres, tendo o workshop sido frequentado por vários artistas portugueses, nomeadamente Emília Nadal, Eduardo Nery, Sérgio Pinhão e Luís Noronha da Costa.

Em 1983, a dupla britânica de artistas-hológrafos Michael Wenyon e Susan Gamble começaria a produção da exposição sobre a técnica da holografia na Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto expositivo foi concretizado em parceria com três serviços da FCG: o Serviço de Belas-Artes (SBA), o Centro de Arte Moderna (CAM) e o Serviço de Exposições e Museografia (SEM).

A exposição «A Imagem Holográfica. Oito Artistas na Era do Laser» foi a primeira mostra de holografia em Portugal e visou dar a conhecer a evolução desta técnica, existente desde 1960. Para tal, foram apresentados cerca de 50 hologramas, acompanhados dos desenhos que ilustravam a evolução do trabalho de conceção. A escolha dos oito artistas selecionados refletiu uma procura de representação internacional e a preocupação de apresentar estéticas diversificadas.

Apesar das diferentes nacionalidades, todos os artistas que participaram nesta exposição eram residentes nos EUA: os ingleses Wenyon & Gamble, Margaret Benyon e Jeremy Diggle, os norte-americanos John Kaufman e Doug Tyler, o holandês Rudie Berkhout e o alemão Dieter Jung. A curadoria esteve a cargo de Susan Gamble e Michael Wenyon, os dois artistas associados à Goldsmith College que dirigiam em Londres o workshop de holografia e que também participaram na exposição.

A exposição holográfica decorreu na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG (piso 01), oferecendo livre acesso ao público (gratuita). Foi vista por 18 229 visitantes.

Aproveitando o facto de Dieter Yung, um dos oito participantes na exposição, se encontrar em Lisboa a convite do Goethe-Institut, o CAM organizou uma mesa-redonda, no dia 17 de outubro, para refletir sobre a obra deste artista e sobre a técnica da holografia em geral. Para esta mesa-redonda, foram convidados quatro artistas internacionais representados na exposição – Susan Gamble, Michael Wenyon, Rudie Berkhout e o próprio Dieter Yung – e oito artistas portugueses – Eduardo Nery, Emília Nadal, José de Guimarães, Helena Almeida, Eduardo Sérgio, Guilherme Parente, David de Almeida e Sérgio Pinhão. Foram ainda convidados os artistas Fernando Calhau e Jorge Martins, que não chegariam a participar.

A propósito da celebração do vigésimo quinto aniversário da descoberta do laser, foi pedida uma itinerância da exposição ao Centro UNESCO do Porto. Esta, porém, não se realizaria devido a compromissos assumidos com a devolução das obras de arte.

Ainda no contexto da exposição, a Delegação da FCG em Londres doou ao CAM quatro obras de dois artistas britânicos (três de Margaret Benyon e uma de Adrian Lines) que anteriormente haviam beneficiado de uma bolsa concedida pela Delegação para a utilização da técnica da holografia.

Foi ainda proposta pelos diretores dos Serviços de Belas-Artes, do Centro de Arte Moderna e do Serviço de Exposições e Museografia a aquisição de um holograma de cada um dos artistas participantes na exposição (Apontamento Serviço de Belas-Artes, 30 jan. 1986, Arquivos Gulbenkian, SBA 15515). Os proponentes manifestavam-se convictos de que, com esta aquisição, a Fundação ficaria, «de forma pioneira entre nós, a contar, nas suas colecções, com um núcleo importante de hologramas que são excelentes exemplos de uma linguagem nova a inscrever no acervo do Centro de Arte Moderna e, desse modo, com uma informação permanente e muito actualizada, após a cultura visual da grande massa de público que o frequenta». Apesar do esforço feito pelos referidos serviços, a compra não viria a concretizar-se.

Ana Lúcia Luz, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

#7

Margaret Benyon (1940-)

#7, Inv. HE4

Conjugal Series: Biding 2

Margaret Benyon (1940-)

Conjugal Series: Biding 2, Fevereiro de 1983 / Inv. HE3

Conjugal Series: Hands and Rice

Margaret Benyon (1940-)

Conjugal Series: Hands and Rice, Fevereiro de 1983 / Inv. HE2

#7

Margaret Benyon (1940-)

#7, Inv. HE4

Conjugal Series: Biding 2

Margaret Benyon (1940-)

Conjugal Series: Biding 2, Fevereiro de 1983 / Inv. HE3

Conjugal Series: Hands and Rice

Margaret Benyon (1940-)

Conjugal Series: Hands and Rice, Fevereiro de 1983 / Inv. HE2


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

[A Imagem Holográfica. Oito Artistas na Era do Laser]

17 out 1985
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

A Holografia como Arte. O que é um Holograma e como o Fazem os Artistas

22 out 1985
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 2
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Roberto Gulbenkian (à esq.) e Michael Wenyon (à dir.)
Roberto Gulbenkian (à dir.) e José Sommer Ribeiro (atrás, à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00115

Pasta com documentação referente à produção da exposição de holografia e mesa-redonda. Contém várias atas sobre o assunto em causa, correspondência com os artistas e organizadores da exposição, correspondência interna, lista de obras de arte de cada artista (título e ano), comunicado de imprensa da exposição e lista de contactos ingleses, textos e informações sobre os artistas. 1985 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15518

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa (sobre a exposição, mesa-redonda, catálogo e o desempenho dos artistas portugueses que realizaram o curso de holografia em Londres, no Goldsmiths' Holography Workshop); texto proferido por Susan Gamble e Michel Wenyon na conferência de dia 22 de outubro de 1985; lista de obras (título, ano, dimensões, valor de seguro e especificidade da holografia); planta da Galeria de Exposições Temporárias da FCG (piso 01). 1983 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15515

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, autorização de subsídios e orçamentos; relatório sobre as reuniões de trabalho de Susan Gamble, Michael Wenyon, José Sommer Ribeiro e o Setor de Artes Plásticas e Belas-Artes; convite e material de divulgação da exposição e da mesa-redonda; recortes de imprensa; proposta para aquisição de hologramas dos artistas participantes. 1983 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00322

Pasta com documentação referente à produção da exposição e da mesa-redonda. Contém correspondência interna e externa, textos para o catálogo, listas de obras, convite e «organization timetable» (de ago. 1984 a nov. 1985). 1984 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25154

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite para a exposição, convite para conferência e texto-síntese de apresentação da exposição. 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25461

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite para a exposição, convite para conferência e texto-síntese de apresentação da exposição. 1985

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00072

Pasta com documentação referente à primeira proposta da exposição de holografia por Susan Gamble. 1980 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 03592

Pasta com documentação referente aos dois workshops de holografia realizados por Susan Gamble e Michael Wenyon na Goldsmiths College, em Londres. Contém correspondência interna e externa; documentação detalhada sobre os workshops e sobre os artistas bolseiros do primeiro workshop (abril de 1983) – Luís Noronha da Costa, Sérgio Pinhão, Eduardo Nery e Emília Nadal (em substituição de Helena Almeida) – e do segundo (maio de 1986) – José de Guimarães, David de Almeida, Sérgio Pinhão, Guilherme Parente e António Viana. Desta atividade, resultou a oferta de algumas obras à FCG – António Viana (1 holograma), Sérgio Pinhão (1 holograma) e Guilherme Parente (2 hologramas). 1978 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/002/01-D00295

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0219-D00665

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001-D02721-FOTO26444

Coleção fotográfica: objetos (FCG-CAM, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA-S004-P0073-D02445

16 provas, cor: objetos (FCG, Lisboa) 1985


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.