Hoffmann. Trabalhos mais Recentes

Exposição individual de trabalhos sobre papel do artista canadiano Uno Hoffmann (1955), resultantes de vários anos de pesquisa, motivada por uma exposição de Willem de Kooning, que o artista visitara em Paris, em 1975. O artista definiu os trabalhos expostos como «encontros casuais».
Solo exhibition of works on paper by Canadian artist Uno Hoffmann (1955) resulting from several years of research and inspired by a De Kooning exhibition that the artist visited in Paris in 1975. The artist described the works on display as “casual encounters”.

Exposição individual do artista canadiano Uno Hoffmann (1955), apresentada na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna.

Casado com Isabel Hoffmann, filha do arquiteto português Manuel Norberto Corrêa, o artista canadiano aproxima-se do público português, primeiro, em 1986, com uma exposição na Galeria Almada Negreiros, do Consulado-Geral de Portugal em Toronto, e, quatro anos depois, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Os trabalhos sobre papel selecionados pelo artista para esta exposição resultam de vários anos de pesquisa, que tiveram início em Paris, em 1975, motivados por uma exposição de Willem de Kooning. Realizados entre 1987 e 1989, estes assentavam na vontade do artista, como o próprio explica, de «explorar a modulação de elementos figurativos em grandes abstracções executadas em papel» (Hoffmann. Trabalhos mais Recentes, 1988, p. 11).

O suporte escolhido e os materiais usados (pastel, carvão, grafite) constituíam um desafio que Hoffmann lançara a si próprio, por darem muito pouco espaço a hesitações, arrependimentos e retrocessos, ao contrário do óleo sobre tela ou madeira com o qual trabalhara anteriormente. O artista referia-se, então, a estes desenhos como «encontros casuais», os quais revelavam diferentes graus de abstração.

O gesto livre e rápido, a sobreposição de linhas, cores e formas estão presentes em todas as obras expostas. Os desenhos em que as figuras estão mais definidas ou reconhecíveis foram agrupados numa parede da sala; estes são, todos eles, coincidentemente, a preto-e-branco. A exposição parecia assim representar duas dimensões: da luz e da sombra, do dia e da noite, da vida e da morte. As figuras estáticas e sombrias contrastavam com o dinamismo das figuras de cores luminosas. Outro dos critérios expositivos residia nos níveis de figuração, notando-se uma progressiva transição da figuração para a abstração, começando com a figura isolada, passando pela fusão entre figura e fundo, até à indiferenciação e alcance de total abstração.

Esta exposição foi acompanhada por um catálogo, que, além de conter a reprodução de todas as obras expostas, incluía uma entrevista ao artista, dirigida pela historiadora Catherine Annau.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

The Silence Afterwards

Uno Hoffmann (1955-)

The Silence Afterwards, 1987 / Inv. DE117

The Soft Roar of the Earth

Uno Hoffmann (1955-)

The Soft Roar of the Earth, 1989 / Inv. DE118

The Silence Afterwards

Uno Hoffmann (1955-)

The Silence Afterwards, 1987 / Inv. DE117

The Soft Roar of the Earth

Uno Hoffmann (1955-)

The Soft Roar of the Earth, 1989 / Inv. DE118


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00197

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, material para o catálogo enviado pelo artista, lista de obras a expor, lista de obras para efeitos de seguro, orçamentos para convite, cartaz e catálogo, um exemplar do catálogo da exposição. 1984 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0085-D02567

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0085-D02568

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1990


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.