Filipe Rocha da Silva. Pintura dos Anos 80

Exposição individual do artista português Filipe Rocha da Silva (1954), em que foi reunida uma seleção de pinturas realizadas entre 1981 e 1989. Esta mostra é mais um exemplo do modo como a Fundação Calouste Gulbenkian acompanhava o percurso dos seus antigos bolseiros, tendo em muitos casos exposto os seus trabalhos.
Solo exhibition of the work of Portuguese artist Filipe Rocha da Silva (1954) bringing together a selection of paintings produced between 1981 and 1989. This show served as yet another example of the Calouste Gulbenkian Foundation's continued contact with former grant holders, having put their work on display in many cases.

A exposição individual do artista português Filipe Rocha da Silva (1954) ocupou a Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna (CAM), reunindo 19 pinturas a óleo realizadas entre 1981 e 1989.

Durante a sua formação, o artista beneficiara, em 1984, de uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) para frequentar o mestrado em Técnicas de Gravura no Pratt Institute (Nova Iorque). Esta exposição surge, assim, como mais um exemplo do modo como a FCG acompanhava o percurso dos seus antigos bolseiros.

José Sommer Ribeiro, que tomou contacto com o trabalho de Rocha da Silva no início da década de 1980, relembra no texto que escreve para o catálogo: «Desde a exposição na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em 1982, que o trabalho de Filipe Rocha da Silva nos despertou grande interesse […]. Assim, julgou o Centro de Arte Moderna que seria importante apresentar a presente exposição, procurando fazer um balanço dos seus oito anos de actividade profissional.» (Filipe Rocha da Silva. Pinturas dos Anos 80, 1989)

Anteriormente, o trabalho de Rocha da Silva integrou três exposições coletivas apresentadas na Fundação Calouste Gulbenkian: «III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian» (1986), «10 Amad(e)ores. Desafio de Amadeo aos Artistas» (1987) e «Azares da Expressão ou a Teatralidade na Pintura Portuguesa» (1987).

A mostra tinha início numa pintura intitulada Figura-Fundo (1986), que condensa as pesquisas pictóricas que o artista vinha desenvolvendo desde 1981, das quais resultam ou composições em que a figura humana é posta em destaque sobre um fundo composto por padrões abstratizantes (Nicholas Ray, 1981; Por uma Causa Perdida, 1985; Figuras sobre Cristal de Rocha, 1986) ou obras em que a figura é integrada na construção plástica do conjunto, num intencional processo de fusão. A partir de Paisagens Humanas (1986), segunda pintura exposta, onde forma e fundo se confundem numa multidão de minúsculas figuras humanas, tem início um conjunto de trabalhos em que o artista explora diferentes géneros pictóricos (paisagem, natureza-morta, cartografias, representação de objetos e elementos arquitetónicos), sobrepondo-lhes «paisagens humanas» (Vaso Chinês, 1989; Tapete Persa, 1987; Europa n.º 2, 1988). Em alguns destes casos, na representação de elementos arquitetónicos em trompe-l'œil o artista desafia e desconstrói a perspetiva através do cruzamento com o padrão de figuras humanas. A mostra culminava numa pintura intitulada Figuras Arquitectónicas (1989), uma obra em que a figura humana assume novamente o protagonismo, sendo através dela que se estrutura a composição.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Muralha da China

Filipe Rocha da Silva (1954 -)

Muralha da China, 1986 / Inv. 86P435

Nicholas Ray

Filipe Rocha da Silva (1954 -)

Nicholas Ray, 1982 / Inv. 82P1473


Eventos Paralelos

Concerto

Arte de Trovar e de Tanger

28 mar 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Mesa-redonda / Debate / Conversa

Conversa com o Pintor. Filipe Rocha da Silva e João Pinharanda

30 mar 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Maria Cavaco Silva (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (atrás)
Maria Cavaco Silva, Madalena de Azeredo Perdigão, Isabel Silveira Godinho (ao centro) e José Sommer Ribeiro (atrás)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.), Isabel Silveira Godinho (ao centro) e Maria Barroso (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00058

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, lista de obras, orçamentos para cartaz, convites e catálogo, textos para o catálogo, convite. 1988 – 1989

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE00287

Pasta com correspondência referente à programação paralela da responsabilidade do ACARTE. 1989 – 1989

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE00475

Pasta com correspondência referente à programação paralela da responsabilidade do ACARTE. 1989 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0067

Coleção fotográfica, p.b. aspetos (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00490

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1989


Exposições Relacionadas

Menez

Menez

1990 / Sede Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

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