Desenhos, Livros e Tapeçarias de Maria Isabel Barreno
Exposição de desenho e tapeçaria da escritora portuguesa Maria Isabel Barreno (1939-2016), que reuniu um conjunto de 19 desenhos e 20 tapeçarias, realizadas no ano de 1982. A mostra fez-se acompanhar de um plano de atividades complementares, entre elas três sessões de leitura que apresentavam ao público as ligações entre os processos criativos das suas tapeçarias, livros e desenhos.
Exhibition of drawings and tapestry works by Portuguese writer Maria Isabel Barreno (1939-2016) displaying 19 drawings and 20 tapestries produced in 1982. The display was accompanied by complementary activities, including three reading sessions, revealing the similarities in the artist's creative process across the genres of tapestry, writing and drawing.
A exposição de desenhos e tapeçarias de Maria Isabel Barreno (1939-2016) foi promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian por intermédio do Centro de Arte Moderna (CAM) e do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE).
O diretor do CAM, José Sommer Ribeiro, justificando a pertinência do evento, descreveria os trabalhos trazidos a público como «tapeçarias compostas dos mais variados materiais, que resultam de grande riqueza poética» (Dezanove Desenhos de Maria Isabel Barreno, 1986).
A mostra, apresentada na Sala de Exposições Temporárias do CAM, reuniu 19 desenhos (caneta de feltro, lápis de cera, tinta-da-china, tinta acrílica, colagem) e 20 tapeçarias, realizadas por Maria Isabel Barreno no ano de 1982. No texto do folheto, no qual era reproduzida a totalidade dos «manuscritos/desenhos» da exposição, a escritora explicava como surgiu a necessidade de materializar plasticamente os sons e emoções das palavras e da sua escrita: «Os sons tinham cores, as frases alongavam-se como braços ou ramos, jogando um claro-escuro rendilhado com o nomeado, com o dito. Às vezes, quase sem eu dar por isso, minhas mãos agitavam-se em minuciosos desenhos, quando eu pensava. […] Durante meses febrilmente desenhei, foi em 1982.» (Dezanove Desenhos de Maria Isabel Barreno, 1986)
A exposição fez-se acompanhar de atividades de animação complementares: três sessões de leitura, nas quais a autora apresentava ao público as ligações nos processos criativos das suas tapeçarias, livros e desenhos, e a leitura de poemas pelas atrizes Lia Gama e Ana Zanatti.
A banda sonora que serviu de fundo à exposição foi realizada por Pedro Valente Pereira, que destacou excertos de textos da escritora, misturados com arranjos musicais.
Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00030
Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, correspondência recebida e expedida, ofícios internos, orçamentos.1986 1986