Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra

Exposição retrospetiva da obra do arquiteto Raul Lino (Lisboa, 1878-1974), integrada nas comemorações do seu 90.º aniversário e proposta à Fundação Calouste Gulbenkian pelo neto Diogo Lino Pimentel, também arquiteto. A mostra contou com o contributo de José-Augusto França, Pedro Vieira de Almeida, Manuel Rio de Carvalho e o Lino Pimentel.
Retrospective exhibition by the architect Raul Lino (1878-1974) held as part of the commemorations of his 90th anniversary and proposed to the Calouste Gulbenkian Foundation by his grandson Diogo Lino Pimentel, also an architect. The exhibition featured contributions from José-Augusto França, Pedro Vieira de Almeida, Manuel Rio de Carvalho and Lino Pimentel.

Em 19 de maio de 1969, o arquiteto Diogo Lino Pimentel contactou José de Azeredo Perdigão, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), propondo a realização de uma exposição retrospetiva dedicada ao seu avô, Raul Lino (1878-1974). Esta exposição seria integrada nas comemorações do 90.º aniversário de Raul Lino e, mais que uma homenagem, deveria constituir um momento para se repensar a obra daquele arquiteto e artista, sendo «através dela repensados também mais de 70 anos da nossa cultura» (Carta de Diogo Lino Pimentel para José de Azeredo Perdigão, 19 mai. 1969, Arquivos Gulbenkian, SBA 15704).

Lino Pimentel terá feito esta proposta à FCG por entender ser esta «a única entidade dispondo de meios necessários à concretização dessa ideia, que simultaneamente exige investigação, visão histórica, perspectiva crítica, técnica expositiva, instalações adequadas, e um orçamento compatível» (Ibid.).

A proposta foi aceite com agrado por Azeredo Perdigão, que se disponibilizou a receber com o «melhor espírito qualquer programa concreto que nos seja apresentado» (cf. nota manuscrita na carta supracitada).

O primeiro programa da exposição foi apresentado por Diogo Lino Pimentel em julho de 1969 (Carta de Diogo Lino Pimentel para José de Azeredo Perdigão, 28 jul. 1969, Arquivos Gulbenkian, SBA 15704). Neste documento são já esboçados os núcleos estruturais da exposição, cuja comissão organizadora seria composta por José-Augusto França, «que se ocuparia do sector histórico […] e do estudo-base designado por “o corpo ideológico da obra de R. L. no seu enquadramento histórico”», Pedro Vieira de Almeida, «que se ocuparia do sector Arquitectura da exposição […] e do estudo-base designado por “Leitura actual da obra arquitectónica de R. L.”», Manuel Rio de Carvalho, «que se ocuparia do sector de Artes Aplicadas […], bem como do estudo-base sobre o mesmo tema», e pelo próprio Diogo Lino Pimentel, «que se ocuparia dos necessários trabalhos de secretariado, contactos, pesquisa de elementos, ligação com a Fundação, compilação de dados biográficos, etc., de modo a assegurar as melhores condições de trabalho do próprio grupo de programação e estudo».

Esta mesma comissão científica estruturou a exposição em oito secções: (1) «Ambientação», núcleo composto por retratos de Raul Lino e de personalidades que com ele privaram e, tal como ele, marcaram o panorama cultural português do início do século XX, como Columbano Bordalo Pinheiro, José Pessanha, Jaime Batalha Reis, Afonso Lopes Vieira, José Relvas, António Sérgio, Roque Gameiro, entre outros; (2) «Recolha de elementos formativos», estudos e apontamentos, em desenho a lápis e aguarela, de pormenores arquitetónicos, recolhidos em viagens; (3) «Arquitectura», desenhos e maquetes de vários projetos arquitetónicos; (4) «Decoração fixa», desenhos e esboços de projetos para elementos decorativos arquitetónicos (decoração de interiores; azulejos, revestimentos cerâmicos e vitral); (5) «Decoração móvel», desenhos de mobiliário, têxteis, peças de cerâmica e metal; (6) «Legação de Berlim», núcleo dedicado à intervenção de Raul Lino na Legação de Portugal em Berlim; (7) «Artes gráficas», ilustrações de livros, capas de obras literárias, bilhetes-postais, programas e ex-líbris, concebidos por Raul Lino; (8) «Cenografia», estudos de elementos cenográficos, figurinos e adereços para peças teatrais e óperas.

Embora a mostra tenha sido organizada em torno destes vários núcleos, representando as diversas valências de Raul Lino e propondo uma «releitura actual» da sua obra (Plano geral da exposição, 30 nov. 1969, Arquivos Gulbenkian, SBA 15704), os ensaios publicados no catálogo da exposição conferiram particular relevância à sua obra enquanto arquiteto. O objetivo era claro: «facultar uma informação objectiva num domínio pouco ou nada explorado na cultura nacional: a história da arquitectura contemporânea» (Portas, Colóquio. Revista de Artes e Letras, n.º 61, dez. 1970, pp. 14-21).

Refira-se, por fim, que esta exposição chegou a ser referida pela FCG como a primeira de uma série de mostras dedicadas a «arquitectos e correntes de arquitectura em Portugal entre fins do século XIX e os primeiros “modernistas” dos anos 20-30 do século XX» (Ibid.). Esta série não chegou a avançar nos moldes inicialmente previstos, e a exposição seguinte, dedicada à obra de Carlos Ramos (1897-1969), só veio a ser realizada em 1986.

Joana Baião, 2015

On May 19, 1969, the architect, Diogo Lino Pimentel contacted José de Azeredo Perdigão, the Chairman of the Management Board of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG), to propose a retrospective exhibition dedicated to his grandfather, Raul Lino (1878-1974). 

This exhibition would be part of the commemoration of Raul Lino's 90th anniversary, and more than a simple tribute, it ought to be a moment to rethink the work of the artist and architect, since “through this exhibition, we also reflect on more than 70 years of our culture" (Letter from Diogo Lino Pimentel to José de Azeredo Perdigão, 19 Jan. 1969, Gulbenkian Archives, SBA 15704).           

Lino Pimentel justifies his proposal to the FCG´s Central Department with the fact that this institution "is the only entity that has the necessary means to bring this idea to realization, and that simultaneously demands investigation, historic vision, critical perspective, exhibition technique, adequate facilities, and a compatible budget" (Ibid).                  

The proposal was well-received by Azeredo Perdigão, who expressed willingness in hosting "any concrete programme that is proposed to us" (cf. handwritten note cited above).                        

The first programme of the exhibition was submitted by Diogo Lino Pimentel in July 1969 (" (Letter from Diogo Lino Pimentel to José de Azeredo Perdigão, 28 Jul. 1969, Gulbenkian Archives, SBA 15704). The core frameworks of the exhibition are already outlined in this document. It was suggested that the exhibition would be organised by a committee thus constituted: José-Augusto França, "who would be in charge of  the historical part and the preliminary study identified as "the ideological body of R.L's work in its historical framework", Pedro Vieira  de Almeida, "who would be in charge of the architectural sector of the exhibition(...) and  the preliminary study identified as "Contemporary interpretation of R.L's architectural work", Manuel Rio de Carvalho, "who would be in charge of required secretarial work, contacts, research, liaising  with the Foundation, compilation of biographical data, etc., in order to ensure the best working conditions of the programming and study group itself.”

This same scientific committee organised the exhibition in the following sections:

- Ambiance - a nucleus constituted by portraits of Raul Lino and personalities who knew him, which marked, like himself, the Portuguese cultural life at the beginning of the 20th century: Columbano Bordalo Pinheiro, José Pessanha, Jaime Batalha Reis, Afonso Lopes Vieira, José Relvas, António Sérgio, Roque Gameiro, among others.

-Sampling of training elements – research and notes of architectural details, collected on trips in form of pencil and watercolour drawings.

-Architecture - drawings and scale models of several architectural projects.

-Permanent decoration – drawings and drafts of projects for decorative architectural elements (home design; tiles, ceramic tile and stained glass).

-Moveable decorations – drawings of furniture, textiles, ceramic bodies and metal parts.

-"The Berlin Legation" - a nucleus dedicated to the intervention of Raul Lino in the Portuguese Legation in Berlin.

-Graphic arts - Book illustrations, covers of literary works, postcards, programmes, ex-libris, designed by Raul Lino.

-Scenography - studies of scenographic elements, costumes and props for plays and operas.

Even though the exhibition has been organised around these various nuclei, which represent the multiple abilities of Raul Lino, it proposed a "contemporary re-reading" of his work (Exhibition’s general plan, 30 Nov. 1969, Gulbenkian Archives, SBA 15704), the essays published in the exhibition catalogue attached particular importance to Raul Lino's work as an architect. The aim was clear: "to provide objective information in an area little or not at all exploited in the national culture: the history of contemporary architecture" (Portas, Colóquio. Revista de Artes e Letras, Nº 61, Dec. 1970, pp. 14-21).

Lastly, it should be noted that the FCG’s Central Department referred to this as the first of several exhibitions dedicated to "architects and movements of architecture in Portugal between the end of 19th century and the early modernists of the 1920s and 1930s" (ibidem) This exhibition did not start as initially foreseen, and the following exhibition, dedicated to the work of Carlos Ramos (1897-1969), took place only in 1986.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

[Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra]

12 nov 1970 – 19 nov 1970
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 2
Lisboa, Portugal
Visita oficial

[Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra]

6 nov 1970
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Visita oficial. Raul Lino (à esq.), Marcello Caetano (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Ciclo de conferências «Raul Lino». Julieta Ferrão
Visita oficial. Raul Lino (à esq.), Marcello Caetano (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Ciclo de conferências «Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra». Jorge Segurado
Visita oficial. Raul Lino (à esq.), José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Marcello Caetano (à dir.)
Ciclo de conferências «Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra». Jorge Segurado
Visita oficial. Marcello Caetano (à esq.) e Raul Lino (à dir.)
Ciclo de conferências «Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra». João dos Santos Simões
Visita oficial. José Sommer Ribeiro (atrás, à esq.), Roberto Gulbenkian (atrás, ao centro), José de Azeredo Perdigão (à esq.), Raul Lino (ao centro) e Marcello Caetano (à dir.)
Ciclo de conferências «Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra»
Ciclo de conferências «Raul Lino. Exposição Retrospectiva da sua Obra». Raul Lino
Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (à esq.), Raul Lino (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Roberto Gulbenkian (atrás, à esq.), Américo Tomás, presidente da República Portuguesa, e José de Azeredo Perdigão (ao centro), José Sommer Ribeiro e Raul Lino (ao fundo)
Raul Lino (à esq.), Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), Américo Tomás, presidente da República Portuguesa, e José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Raul Lino (à dir.)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15704

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação referente a subsídios, cedência de obras, folheto da exposição e produção do catálogo, assim como atas, orçamentos, despesas, textos para catálogo, planos gerais da exposição, listagem de obras e correspondência variada. 1969 – 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 13723

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações referentes às conferências realizadas por ocasião da exposição retrospetiva. 1970 – 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00005

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação relativa à maqueta do Monumento ao Infante de Sagres, que integrou a exposição retrospetiva, e correspondência oficial. 1971 – 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01214

11 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1970

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01215

14 provas, p.b.: visita oficial (FCG, Lisboa) 1970

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01825

Coleção fotográfica, p.b.: montagem (FCG, Lisboa) 1970

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/002/02-D00312

15 provas, p.b.: Ciclo de conferências (FCG, Lisboa) 1970 – 1970


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