A Rainha D. Leonor

Comemorações do V Centenário do Nascimento da Rainha D. Leonor e do IV Congresso das Misericórdias

Em 1958, comemoravam-se os 500 anos do nascimento da rainha D. Leonor (1458-1525), mecenas e fundadora das Misericórdias em Portugal. A então recém-criada Fundação Calouste Gulbenkian foi a precursora das comemorações do aniversário da rainha, ao decidir organizar uma exposição evocativa no Mosteiro da Madre de Deus, em Lisboa.
In 1958, on the 500th anniversary of the birth of Queen Leonor of Portugal (1458-1525), the newly created Fundação Calouste Gulbenkian pioneered the Queen's birthday celebrations by deciding to organize an evocative exhibition at the Monastery of Madre de Deus, in Lisbon.

Em 1958, comemoravam-se os 500 anos do nascimento da rainha D. Leonor (1458-1525), mecenas e fundadora das Misericórdias em Portugal. A então recém-criada Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) foi a precursora das comemorações do aniversário da rainha, ao decidir organizar uma exposição evocativa no Mosteiro da Madre de Deus, em Lisboa. A iniciativa da FCG fundamentava-se no facto de «entre os seus fins estatutários» figurar «a realização da caridade e a protecção das artes. A Rainha Dona Leonor foi, ao mesmo tempo, uma alma dotada do mais puro amor do próximo e um espírito devotado aos mais belos empreendimentos artísticos e culturais» (A Rainha D. Leonor: Exposição realizada pela Fundação…, 1958).

Como José de Azeredo Perdigão relatou em carta a Pedro Teotónio Pereira, em 18 de abril de 1958, «meses depois de termos publicado a resolução de comemorar […] o centenário do nascimento da Rainha D. Leonor, o Governo publicou uma portaria, nomeando uma comissão encarregada de, por sua vez, organizar as comemorações oficiais» (Carta de Azeredo Perdigão para Teotónio Pereira, 11 abr. 1958, Arquivos Gulbenkian, PRES 00108). A FCG foi convidada a participar nessa Comissão Nacional, acrescentando ao plano inicial da exposição uma nova secção dedicada às Misericórdias.

Após as obras de restauro do Mosteiro da Madre de Deus, levadas a cabo propositadamente para a exposição e custeadas pela FCG, procedeu-se à organização da mostra. O primeiro núcleo dizia respeito à caracterização do período em que viveu a rainha D. Leonor, destacando-se personalidades, monumentos e acontecimentos culturais e políticos. Neste núcleo, apresentava-se uma síntese cronológica da vida da rainha, com elementos sobre a sua ação na área da assistência e das artes, e as localidades portuguesas relacionadas com D. Leonor.

O segundo núcleo dizia respeito ao apoio da rainha às artes, através da promoção de obras arquitetónicas, da encomenda de pintura flamenga e portuguesa, de incunábulos (obras impressas antes do século XVI) e de peças de teatro a Gil Vicente, de quem foi protetora. Esta temática ocupava as salas do segundo piso, com ligação à sala de Santo António e ao coro alto, que integravam também o percurso.

A história das Misericórdias ocupava o segundo piso do claustro joanino, fazendo-se referência aos estabelecimentos de assistência que as antecederam (espécies manuscritas). Ilustrava-se o património das Misericórdias através dos seus edifícios, reproduzidos fotograficamente, e de peças de valor histórico e artístico, provenientes de várias partes do país. As bandeiras de diferentes Misericórdias e as representações da Nossa Senhora da Misericórdia tinham ampla presença.

A exposição terminava na capela do piso térreo, junto à entrada da igreja, que é antecedida pelo túmulo raso de D. Leonor, destacado por um foco de luz. Na capela, espaço remanescente do primitivo mosteiro, encontravam-se alguns objetos de uso pessoal da rainha e a descrição da transladação do seu corpo para a atual sepultura.

Esta exposição era vocacionada, segundo Maria José de Mendonça, para «um grande público, mais do que particularmente a investigadores e eruditos» (Mendonça, Colóquio. Revista de Artes e Letras, n.º 2, mar. 1959, p. 20).

A montagem da exposição, dirigida por Conceição Silva, teve grande impacto. Vários elementos terão criado um contexto cenográfico, que desencadeou também uma impressão emotiva: a reunião na Madre de Deus de obras de arte inseridas em núcleos, mas respirando autonomamente, permitindo ao visitante uma relação mais íntima; todos os elementos contextualizadores e iconográficos, também eles individualizados; os ritmos provocados pelos suportes expositivos e pelas divisões do mosteiro; a criação ou valorização de momentos de pausa (como o claustro com a recriação dos túmulos de D. João I e D. Filipa, a sala de Santo António e o coro da igreja); os efeitos de luzes, a música e o conforto decorrente do aquecimento do espaço.

Leonor de Oliveira, 2014

1958 marked the 500th anniversary of the birth of Queen Leonor of Portugal (1458-1525), patron and founder of the Misericórdias in Portugal. The newly created Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) became a pioneer in the Queen's birthday celebrations by deciding to organise a “commemorative exhibition” at the Monastery of Madre de Deus in Lisbon. The FCG’s Central Department initiative was based on the premise that its “statutory purposes” included “administering charity and protection of the arts. Queen Leonor of Portugal was, in her time, a soul endowed with the purest love for her neighbours and a spirit devoted to the most beautiful artistic and cultural endeavours” (A Rainha D. Leonor: Exposição realizada pela Fundação…, 1958).

As José de Azeredo Perdigão reported in a letter to Pedro Teotónio Pereira on 18 April 1958, “months after we published the resolution to celebrate (…) the centenary of the birth of Queen Leonor, the Government published a decree appointing a commission in charge of organising the official commemorations” (Letter from Azeredo Perdigão to Teotónio Pereira, 11 Apr. 1958, Gulbenkian Archives, PRES 00108). The FCG was invited to participate in this National Commission, adding a new section to the initial plan of the exhibition on the Misericórdias (a charity organisation providing support to the needy).

The exhibition was organised after the refurbishment works of the Monastery of Madre de Deus, carried out specifically for the exhibition and funded by the FCG. The first section described the period in which Queen Leonor lived, highlighting figures, monuments and cultural and political events. This section presented a chronological summary of the Queen’s life, with items documenting her action in the area of ??assistance and the arts and Portuguese locations related to Queen Leonor.

The second section concerned the Queen’s support for the arts by advancing architectural works, commissioning Flemish and Portuguese paintings, incunabula (works printed before the 16th century) and plays by Gil Vicente, of whom she was a patron. This theme occupied the rooms on the second floor connecting to the room of Santo António and the high choir, which were also part of the exhibition route.

The history of the Misericórdias occupied the second floor of the cloister dating back to the reign of João V, referring to the institutions of care that preceded it (handwritten items). The assets of the Misericórdias were illustrated by their buildings, reproduced in photographs, and pieces of historical and artistic value from various parts of the country. Flags from different Misericórdias and depictions of Our Lady of Mercy (mercy is misericórdia in Portuguese), held a prominent position.

The exhibition ended in the chapel on the ground floor, near the entrance to the church, which is preceded by the shallow tomb of Queen Leonor, highlighted by a spotlight. In the chapel, a space remaining from the original monastery, there were some of the Queen’s personal items and a description of the transferral of her body to the present grave.

According to Maria José de Mendonça, the exhibition was directed at “a wide audience, rather than particularly to researchers and scholars” (Mendonça, Colóquio. Revista de Artes e Letras, No. 2, Mar. 1959, p. 20).

The way the exhibition was put together, directed by Conceição Silva, had great impact. Several elements helped create a scenographic context that also triggered an emotional impression: bringing these artworks together at Madre de Deus, distributed into sections but also breathing autonomously, allowed visitors to create a more intimate relationship; all the contextualising and iconographic elements were also made individual; the rhythms generated between exhibition stands and the different spaces of the monastery; the creation or enhancement of pauses (such as the cloister with the re-creation of the tombs of King João I of Portugal and Philippa of Lancaster, the Santo António room and the church choir); the light effects, the music and the comfort provided by a well heated space.


Ficha Técnica


Eventos Paralelos

Concerto

Concertos de Música Gravada

1958 – 1959
Mosteiro da Madre de Deus
Lisboa, Portugal
Programa cultural

Comemorações do V Centenário do Nascimento da Rainha D. Leonor e do IV Congresso das Misericórdias

5 dez 1958
Palácio Nacional de Queluz
Queluz, Portugal
8 dez 1958
Museu Regional de Beja. Museu Rainha D. Leonor
Beja, Portugal
20 dez 1958
Igreja da Misericórdia do Porto
Porto, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15334

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, recortes de imprensa e convites. 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15335

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre cedência de obras, plantas e projetos da montagem da exposição, produção audiovisual, comunicados de imprensa, produção e vendas de catálogo. 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 16113

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém coleção de recortes de imprensa. 1957 – 1959

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 00108

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência entre o presidente da FCG, José de Azeredo Perdigão, e o embaixador Pedro Theotónio Pereira. 1955 – 1959

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Petróleo e Gás), Lisboa / KLE 00023

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações sobre o programa das comemorações do quinto centenário do nascimento da rainha D. Leonor, convite e recortes de imprensa. 1957 – 1958

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / SPO 00707

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém processo referente à atribuição de subsídio para o restauro do claustro e obras de arte na Igreja da Madre de Deus, assim como correspondência, orçamentos, fotografias e plantas. 1957 – 1959

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / SPO 00708

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém processo referente à atribuição de subsídio para o restauro do claustro e obras de arte na Igreja da Madre de Deus, assim como correspondência, orçamentos, fotografias e plantas. 1957 – 1959

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / SPO 00709

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém processo referente à atribuição de subsídio para o restauro do claustro e obras de arte na Igreja da Madre de Deus, assim como correspondência, orçamentos, fotografias e plantas. 1957 – 1959

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / SPO 00710

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém processo referente à atribuição de subsídio para o restauro do claustro e obras de arte na Igreja da Madre de Deus, assim como correspondência, orçamentos, fotografias e plantas. 1957 – 1959

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT003.008541 a CFT003.008590

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (Mosteiro da Madre de Deus, Lisboa) 1958

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT003.8757 a CFT003.8799; CFT003.9100 a CFT003.9122; CFT003.11264 a CFT003.11281; CFT003.75570 a 97

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos e objetos (Mosteiro da Madre de Deus, Lisboa) 1958

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT033

2115 provas, p.b.: (Mosteiro da Madre de Deus, Lisboa) 1958


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