Six Regards. O Centro Georges Pompidou Visto por Seis Fotógrafos

Comemorações para a Inauguração do Centre Georges Pompidou

Exposição integrada nas comemorações da inauguração do Centre Georges Pompidou, em Paris, e associada, em Portugal, a uma série de eventos desenvolvidos nesse âmbito. Reuniu um conjunto de 52 fotografias, tendo sido inaugurada, em simultâneo, com uma outra exposição, "Geografia da Cor", resultante da mesma parceria institucional.
Photography exhibition comprising 52 works held simultaneously with the exhibition Geography of Colour, forming part of a series of events in Portugal celebrating the opening of the Centre Georges Pompidou in Paris, arranged in partnership with the Centre itself.

Com o patrocínio da Embaixada de França, da Comissão Nacional do Conselho Internacional dos Museus (ICOM) e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), ao abrigo do Acordo de Cooperação Cultural e com a colaboração da Secretaria de Estado da Cultura, inaugurou-se, em janeiro de 1978, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian a exposição «Six Regards. O Centro Georges Pompidou visto por seis fotógrafos», no âmbito das comemorações da criação do Centre Georges Pompidou (Paris), inaugurado a 31 de janeiro de 1977.

Neste sentido, a Fundação Calouste Gulbenkian acolheu em Lisboa e no Porto uma representação de individualidades e colaboradores do Centre National d’Art et de Culture Georges Pompidou, assim como duas exposições realizadas em simultâneo: «Six Regards. O Centro Georges Pompidou visto por seis fotógrafos» e «Geografia da Cor», que então obtiveram grande aceitação junto do público e da crítica. Estas duas mostras foram complementadas com um notável número de atividades culturais, incluindo seminários, colóquios, conferências e projeções de filmes. Tais iniciativas contaram com a presença da viúva de Georges Pompidou, Claude Jacqueline Pompidou, que se deslocou a Lisboa com o intuito de participar na inauguração das exposições, que visaram divulgar os objetivos que haviam presidido à criação do Centre Georges Pompidou (CGP), os aspetos específicos da sua montagem e as aplicações práticas da sua atividade, que se distribuía pelo Musée d’Art Moderne, pela Bibliothèque Publique d’Information e pelo Centre de Création Industrielle.

Para acompanhar a conceção e produção das exposições, o CGP disponibilizou um grupo de profissionais e especialistas, que se deslocaram a Lisboa para orientar os trabalhos associados e colaborar não só nas duas exposições como nas conferências e nos seminários.

A nível nacional, estas iniciativas integraram igualmente um grupo de trabalho, reunido pela Comissão Nacional do ICOM, cujo objetivo foi o de apoiar a preparação da exposição, das conferências, seminários e animação cultural. Deste grupo fizeram parte os conservadores de alguns museus nacionais, como Maria Helena Soares Costa (Museu Calouste Gulbenkian), Maria Margarida Matias (Museu Nacional de Arte Contemporânea), Simonetta Luz Afonso (Palácio Nacional de Queluz), Ana Maria Brandão (Museu Nacional do Traje) e Maria Fernanda Passos Leite (Museu Nacional de Arte Antiga). Este grupo funcionou ainda como equipa de coordenação entre o ICOM, a Embaixada de França em Portugal e a Direcção-Geral de Acção Cultural.

A exposição «Six Regards», concebida e realizada pelo responsável das Relações Exteriores do Centre Georges Pompidou, Jacques Saur, assistido por Pierre Penoyl, reuniu 52 fotografias da autoria de seis fotógrafos franceses: Claude Raimond-Dityvon (1937-2008), Jeanloup Sieff (1933-2000), Marc Riboud (1923-2016), Martine Franck (1938-2012), Richard Kalvar (1944) e Robert Doisneau (1912-1994).

Pretendeu-se também enquadrar a exposição num programa mais vasto de animação cultural, que, para além de atrair mais público, possibilitou estreitar a relação cultural entre a comunidade portuguesa e francesa. Referem-se como atividades que acompanharam a mostra: uma conferência inaugural proferida por Jean Millier, presidente do Centre Georges Pompidou; uma visita à exposição, seguida de debate, orientada por Gilbert Paris (diretor de relações exteriores do Centre National d’Art et de Culture Georges Pompidou); várias projeções do filme Centro Pompidou, de Roberto Rossellini (1906-1977); um colóquio sobre o Musée d’Art Moderne/Centre National d’Art et de Culture Georges Pompidou, orientado pelo diretor do museu, Pontus Hulten; um seminário intitulado «A Biblioteca Pompidou (Beaubourg): O seu papel relativamente ao público e ao Centro», orientado por M. Filler, ex-diretor da Biblioteca de Tours e diretor da Biblioteca do CGP, e, por fim, um seminário sobre o Centre de Création Industrielle Georges Pompidou, orientado por M. Muhlander, seu diretor.

A exposição prolongou-se por quatro semanas, e as iniciativas mencionadas realizaram-se durante esse mesmo período. Depois da apresentação em Lisboa, a exposição foi ainda montada na Casa do Infante, no Porto, onde registou novamente um enorme número de visitantes.

Os contactos resultantes desta parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Centre Georges Pompidou conduziram, em maio de 1980, ao projeto de realização da exposição, de itinerância internacional «As Mãos Vêem / Les Mains Regardent», organizada pela conservadora Danièle Giraudy.

Joana Brito, 2016

Sponsored by the French Embassy, the National Committee of the International Council of Museums (ICOM) and the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) under the Cultural Cooperation Agreement and with the cooperation of the Secretary of State for Culture, the exhibition Six Regards - o Centro Georges Pompidou visto por seis fotógrafos [(Six Regards - the Georges Pompidou Centre seen by six photographers)] opened at the Calouste Gulbenkian Museum's Temporary Exhibitions Gallery as part of the commemorations for the creation of the Centre Georges Pompidou (Paris), which opened on 31 January 1977.
The FCG hosted a group of individuals and associates representing the Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou, as well as two exhibitions held at the same time, Six Regards - o Centro Georges Pompidou visto por seis fotógrafos[ Six Regards - the Georges Pompidou Centre seen by six photographers] and Geografia da Cor [Geography of Colous], which were well received by critics and the public. The two events were joined by a considerable number of cultural activities, including seminars, conferences and film projections. Georges Pompidou's widow, Claude Jacqueline Pompidou (1912-2007) travelled specifically to Lisbon for these initiatives so she could be present at the FCG when the events opened on 11 January 1978.
The initiative intended to disseminate the goals behind the creation of the Centre Georges Pompidou (CGP), the specific features of its construction and the practical applications of its activities, which were spread over the Musée d'Art Moderne, the Bibliothèque Publique d' Information and the Centre de Création Industrielle. The CGP supplied a group of professionals and specialists to monitor the design and production of the exhibitions, and they travelled to Lisbon to guide and help with all the work connected not only to the two exhibitions but also to the conferences and seminars.
In Portugal, a working group set up by the ICOM National Committee was also involved in organising these initiatives in order to provide support for the preparation of the exhibition, conferences, seminars and cultural activities. This group included conservators from some national museums, such as Maria Helena Soares Costa (Calouste Gulbenkian Museum), Maria Margarida Matias (Museu Nacional de Arte Contemporânea), Simonetta Luz Afonso (Palácio Nacional de Queluz), Ana Maria Brandão (Museu Nacional do Traje) and Maria Fernanda Passos Leite (Museu Nacional de Arte Antiga). The group also operated as a coordination team between ICOM, the French Embassy in Portugal and the Directorate-General for Cultural Action.
The Six Regards exhibition, designed and set up by the head of External Relations at the Centre Georges Pompidou, Jacques Saur, assisted by Pierre Penoyl, brought together 52 photographs by six French photographers - Claude Raimond-Dityvon (1937-2008), Jean Loup Sieff (1933-2000), Marc Riboud (1923-2016), Martine, Franck (1938-2012), Richard Kalvar (1944) and Robert Doisneau (1912-1994) - showing their view of the French institution.
It was also intended for the exhibition to fit into a wider programme of cultural events that, as well as attracting a larger audience, made it possible to deepen the cultural relationship between the Portuguese and French communities. Activities that ran alongside the exhibition included: an opening conference given by Jean Millier (1917-2006), president of the Centre Georges Pompidou; a tour of the exhibition followed by a debate led by Gilbert Paris (Director of External Relations at the Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou); several projections of the film Centre Pompidou by Roberto Rosselini (1906-1977); a seminar on the Musée d'Art Moderne / Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou led by the museum director, Pontus Hulten (1924-2006); a seminar called The Pompidou Library (Beaubourg): its role for the public and the Centre led by M. Filler, former director of Tours Library and director of the CGP Library; and, finally, a seminar on the Centre de Création Industrielle Georges Pompidou led by its director, M. Muhlander.
The exhibition was held for four weeks and the above-mentioned initiatives took place during the same period of time.
After it was held in Lisbon, the exhibition was held at the Casa do Infante in Porto, where it was also seen by an enormous number of visitors.
The contacts established in this partnership between the Calouste Gulbenkian Museum and the Centre Georges Pompidou led to an international travelling exhibition in May 1980 called Les Mains regardent - As Mãos Veem [The Hands See], organised by conservator Daniele Giraudy.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Programa cultural

Comemorações da criação do Centre Georges Pompidou

11 jan 1977 – 25 jan 1977
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à esq.) e Claude Jacqueline Pompidou (ao centro)
Pontus Hultén (à esq.) e Manuela Eanes (ao centro)
José Sommer Ribeiro e Claude Jacqueline Pompidou (à esq.), Manuela Eanes (ao centro), Maria Barroso e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (à esq.), Manuela Eanes (ao centro) e David-Mourão Ferreira (à dir.)
Manuela Eanes (à esq.), Claude Jacqueline Pompidou (ao centro), Maria Barroso e José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00115

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, textos do catálogo, correspondência variada, orçamentos, planificação de atividades associadas à exposição e recortes de imprensa. 1978 – 1978

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03062

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, correspondência interna e externa, atas de reunião, lista de contactos, correspondência sobre deslocação da exposição para o Porto (Casa do Infante) e ordens de pagamento. 1979 – 1980

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 00843

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação relativa à inauguração, à qual o presidente José de Azeredo Perdigão assistiu (1977); notícias; correspondência; documentação relativa ao seminário na FCG para divulgação dos objetivos e atividades do Centre Georges Pompidou (1978); transcrição de excertos das atas do Conselho de Administração da FCG sobre a inauguração do Centre Pompidou e sobre a visita de diversas individualidades à FCG por ocasião do referido seminário. 1976 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00170

71 provas, p.b.: conferências e visita oficial de Claude Jacqueline Pompidou (FCG, Lisboa) 1978 – 1978

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0432-D01259

8 provas, p.b.: aspetos (Casa do Infante, Porto) 1978


Exposições Relacionadas

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