Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries

Exposição individual do escultor português Charters de Almeida (1935), organizada no âmbito do programa de divulgação da arte portuguesa na capital francesa. Interpretando a vida contemporânea, Charters de Almeida expôs 45 peças em materiais diversos.
Solo exhibition of Portuguese sculptor Charters de Almeida (1935), featuring 45 works depicting contemporary life in a variety of media, selected by the artist. The show was organised by the Calouste Gulbenkian Paris Branch, the Centre Culturel Portugais, the Portuguese Cultural Centre, as part of its programme promoting Portuguese art in the French capital.

Exposição individual de João Charters de Almeida (1935) no Centre Culturel Portugais (CCP), da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, com o alto patrocínio da Association Française d’Action Artistique. Comissariada pelo diretor do CCP, José de Pina Martins, contou com o projeto museográfico de José Sommer Ribeiro, diretor do Serviço de Exposições e Museografia da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

A organização deste evento resultou da intenção da FCG em «favorecer o conhecimento de artistas portugueses contemporâneos de alta qualidade a um público francês mais vasto» (Carta de José Azeredo Perdigão para André Burgaud, 7 fev. 1974, Arquivos Gulbenkian, SEM 00051). A mesma linha de atuação seria reforçada por um apontamento interno do diretor do Serviço de Belas-Artes, Artur Nobre de Gusmão, ao afirmar que a «acção da Fundação no domínio das Artes Visuais vem sendo a do fomento e expansão da Arte Portuguesa Contemporânea no estrangeiro» (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, 6 fev. 1974, p. 1, Arquivos Gulbenkian, SEM 00051). Essa posição seria retomada mais adiante: «[…] devemos nós facilitar, na medida do possível, essa conquista da audiência internacional para os nossos artistas de mais merecimento, em apresentações que terão naturalmente de ter diferente sentido e diferente oportunidade das que vimos procurando impulsionar nos grandes certames internacionais, como as Bienais de São Paulo.» (Ibid., p. 2)

Neste mesmo ofício interno, o diretor do Serviço de Belas-Artes da FCG identificava o CCP como «precioso instrumento de acção cultural […] numa cidade com a importância que esta tem no panorama da arte mundial», mencionando ainda as oportunidades que o Centro poderia oferecer para uma «criteriosa e sistematizada difusão em Paris dos nossos valores artísticos mais representativos» (Ibid.).

Consagrada à obra de um artista que gozava já de um apreciável reconhecimento artístico em Portugal, a exposição em Paris contou com 45 peças de escultura, pintura e tapeçaria, compostas nos mais diversos materiais, incluindo o aço, a prata, o bronze, o óleo e até a lã, utilizada nos seus trabalhos de tapeçaria. Nas palavras do professor Fernando de Almeida, que assinou a entrada do catálogo da exposição, Charters de Almeida interpretava a vida contemporânea, na qual a luta e o sofrimento de um homem por um ideal assume especial protagonismo (Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries, 1974).

O evento teve uma repercussão assinalável no meio artístico parisiense, se tomarmos como indicador a afluência de público à inauguração, que contou com a presença de cerca de 400 pessoas, «entre as quais […] os Embaixadores de Portugal em Paris e na OCDE, o Senhor Gaston Diehl (Director da “Association Française d’Action Artistique”), Directora e Directora Honorária do Museu Rodin, numerosos professores e artistas, críticos de arte, etc.» (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 4 mar. 1974, p. 1, Arquivos Gulbenkian, SEM 00051).

Durante a exposição no CCP, a FCG foi contactada para facilitar a apresentação de duas peças de Charters de Almeida, então em exibição na Biennale des Formes Humaines, no Museu Rodin. Este honroso convite endereçado ao artista foi prontamente diligenciado pela FCG.

Nos arquivos referentes à exposição, há ainda registos que dão conta da autorização para a filmagem da inauguração então solicitada pela Radiotelevisão Portuguesa à empresa francesa Pathé. O original não foi, todavia, localizado.

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Exposição «Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries»
Exposição «Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries»
José Sommer Ribeiro (à esq.)
Charters de Almeida (à esq.)
José Vitorino de Pina Martins (ao centro)
Maria Teresa Patrício Gouveia (à esq.)
Exposição «Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries»
Exposição «Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries»
Exposição «Charters Almeida. Sculptures, Peintures, Tapisseries»

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00051

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, lista de obras, lista de convidados para inauguração e dados curriculares. 1972 – 1978

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 13341

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém ofício interno com o parecer de Artur Nobre de Gusmão sobre a realização de exposições de arte contemporânea no Centro Cultural Português da FCG em Paris. 1974 – 1974

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 13342

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém currículo do artista e proposta da exposição aos Serviços FCG. 1972 – 1972

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04799

Álbum com 9 provas fotográficas, p.b.: inauguração (FCG-CCP, Paris) 1974

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0381-D01128

9 provas, p.b.: aspetos (FCG-CCP, Paris) 1974

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0381-D01129

18 provas, p.b.: inauguração (FCG-CCP, Paris) 1974


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.