1000 Anos de Ícones Búlgaros

Exposição organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Embaixada da República Popular da Bulgária, com o objetivo de dar a conhecer ao público português uma seleção de 100 ícones religiosos búlgaros, datados de vários períodos históricos.
Exhibition aimed at revealing a selection of 100 Bulgarian religious icons, from various historical periods, to the Portuguese public. The show was organised by the Calouste Gulbenkian Foundation together with the Embassy of the People's Republic of Bulgaria.

Exposição organizada em conjunto pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Embaixada da República Popular da Bulgária, com o objetivo de dar a conhecer ao público português uma seleção de ícones religiosos búlgaros. Antes de ser realizada em Lisboa, esta exposição foi apresentada no México, no Peru e na Suíça, havendo registos que indicam a intenção de a remontar no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto (Carta da Direção do Museu Nacional de Soares dos Reis para José de Azeredo Perdigão, 26 abr. 1979, Arquivos Gulbenkian, SEM 00150).

A exposição integrava cerca de 1000 ícones representativos de algumas figuras e episódios da história do cristianismo (São Teodoro, a Virgem Hodigitria, Cristo Pantocrator, São João Batista, Santa Helena, São Nicolau, Santa Paraskeva, Santa Bárbara, Santa Catarina, a Última Ceia, a Ressurreição de Lázaro, a Anunciação, entre outros) e abarcava várias épocas históricas, identificadas no circuito expositivo por «período primitivo», «séculos XIV e XV», «século XVI», «século XVII», «século XVIII» e «século XIX».

No prefácio do catálogo da exposição, Mara Tzontchéva realçava o facto de na história da arte búlgara da época medieval, o ícone ocupar «um lugar de grande importância. Isto porque, uma vez criado como objecto de culto para rituais da religião cristã, o ícone reflecte simultaneamente as orientações e as tendências artísticas próprias à evolução da arte búlgara, mas também os sentimentos, as ideias e as aspirações dos seus criadores e crentes» (1000 Anos de Ícones Búlgaros, 1979).

No dia da inauguração foi proferida uma conferência sobre «Os Mosteiros Medievais Búlgaros», acompanhada da projeção de um documentário sobre a mesma temática.

Joana Brito, 2015

Exhibition organised jointly by the Calouste Gulbenkian Foundation and the Embassy of the People’s Republic of Bulgaria, which gave the Portuguese public the chance to see a selection of Bulgarian religious icons. Before opening in Lisbon, the exhibition had been shown in Mexico, Peru and Switzerland, and there are records of an intention for it to be put on again at the Museu Nacional de Soares dos Reis in Porto (Letter from the management of the Museu Nacional de Soares dos Reis to José de Azeredo Perdigão, 26 Apr. 1979, Gulbenkian Archives, SEM 00150).

The exhibition included around 1,000 icons representing some figures and events from the history of Christianity (St. Theodore, Virgin Hodegetria, Christ Pantocrator, St. John the Baptist, St. Helena, St. Nicholas, St. Paskeva, St. Barbara, St. Catherine, the Last Supper, the Raising of Lazarus, the Annunciation, among others) and covered several historical eras identified in the exhibition as “primitive period; 14th and 15th centuries; 16th century; 17th century; 18th century; 19th century”.

In the preface to the catalogue, Mara Tzontchéva highlight the fact that icons occupied, in the history of Bulgarian art in the medieval period, “(...) a position of great importance. This is because, once created as an object of worship for Christian rituals, icons reflect, at once, artistic orientations and trends particular to the evolution of Bulgarian art, and also the feelings, ideas and aspirations of its creators and worshippers” (1000 Anos de Ícones Búlgaros, 1979).

On the day of the opening, a conference was given on “Bulgarian Medieval Monasteries”, accompanied by the projection of a documentary on the same theme.


Ficha Técnica


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

A Arte Medieval dos Ícones

18 abr 1979
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 2
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Roberto Gulbenkian (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00150

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, convites, textos e edição do catálogo e recortes de imprensa. 1979 – 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02052

14 provas, p.b., cor: inauguração e aspetos (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0047-D00156

4 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1979


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