Pinto-Coelho. Óleos, Desenhos, Colagens, Cerâmica, Figuras em Madeira, Fotografias, 1975 – 1980

Exposição organizada por iniciativa do próprio artista Luís Pinto Coelho (1942-2001), que apresentou mais de 80 obras, entre as quais se incluem desenhos, pinturas, colagens, fotografias e esculturas. Pinto-Coelho desenvolveu outras pesquisas plásticas, em que abordou temas como personalidades históricas, cenas populares e tauromaquia.
Exhibition of the work of Luís Pinto-Coelho (1942-2001), initiated by the artist himself in a proposal to the Calouste Gulbenkian Foundation suggesting a display of his paintings in its main building. Known for his work as a portraitist, Pinto-Coelho explored other artistic fields in which he examined themes related to historical figures, everyday life and bullfighting.

Esta exposição partiu da iniciativa do próprio artista, Luís Pinto-Coelho (Lisboa, 1942-Madrid, 2001), que em dezembro de 1978 contactara a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) propondo a apresentação dos seus quadros na Sede da instituição, em Lisboa.

Em carta enviada para José de Azeredo Perdigão, o pintor justifica o seu ensejo: «Tenho, como é natural, o desejo de dar a conhecer a minha obra no meu próprio país, e a convicção de poder contribuir, com um grão de areia mais, para o enriquecimento das artes plásticas portuguesas. […] julgo oportuno fazer uma exposição em Lisboa que, não tendo carácter retrospectivo, apresentasse trabalhos meus em quantidade e importância que dessem uma justa medida da minha obra.» (Carta de Luís Pinto-Coelho para José de Azeredo Perdigão, 22 dez. 1978, Arquivos Gulbenkian, SEM 00197)

O pedido seria bem acolhido, e a exposição reuniria mais de oitenta obras: pinturas a óleo, desenhos (a lápis, a tinta-da-china e a acrílico), colagens, fotografias pintadas e figuras em madeira, expostas como pequenas esculturas.

Luís Pinto-Coelho iniciou a sua formação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Antes de concluir o curso, fixou-se em Madrid, em 1961, onde estudou com o pintor espanhol Luis García-Ochoa. Entre 1964 e 1965 foi bolseiro da FCG.

Apesar de se ter destacado como retratista, Pinto-Coelho desenvolveu outras pesquisas plásticas, em que abordou temas como personalidades históricas, cenas populares ou a tauromaquia.

Joana Brito, 2015


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Luís Pinto-Coelho (à esq.), José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Madalena de Azeredo Perdigão (à dir.)
Luís Pinto-Coelho (ao centro), Madalena de Azeredo Perdigão e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Luís Pinto-Coelho (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00197

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamentos, convites, recortes de imprensa e lista de obras dos artistas com os respetivos preços. 1979 – 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001-D01771

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02064

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1980


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