Um Olhar sobre o Conceito de Eternidade. O Rumor do Mundo não é mais que um Sopro de Vento

Com curadoria de Filipa Correia de Sousa e João Carvalho Dias, a exposição propôs abordar o conceito de eternidade a partir de um conjunto de obras manuscritas e iluminadas do acervo do Museu Calouste Gulbenkian.

A exposição «Um Olhar sobre o Conceito de Eternidade», patente ao público nas Galerias de Exposição Permanente do Museu Calouste Gulbenkian (MCG), em Lisboa, entre 24 de novembro de 2021 e 30 de maio de 2022, apresentou uma reflexão sobre esta problemática, com base num conjunto de imagens e conteúdos das mais notáveis obras manuscritas e iluminadas reunidas na Coleção Calouste Gulbenkian, «a melhor colecção privada de manuscritos iluminados em Portugal, criteriosamente reunida por Calouste Gulbenkian, entre 1919 e 1937» (Custódio; Miranda, Medievalista, n.º 30, 2021).

Com curadoria da investigadora Filipa Correia de Sousa, então a desenvolver um estágio de curadoria no MCG, e com coordenação de João Carvalho Dias, diretor-adjunto do MCG, a mostra propôs abordar o conceito de eternidade, «em torno dos homens e da sua fé, da crença naquilo que, porventura, os criou e os aguarda após o seu final terreno» («Um Olhar sobre o Conceito de Eternidade» [folha de sala], 2021) fazendo ressoar uma expressão extraída da Divina Comédia, de Dante Alighieri, o «rumor do mundo não é mais que um sopro de vento».

Foram selecionadas para o efeito sete obras da Coleção Gulbenkian, designadamente exemplares da Bíblia (Inv. LA211, Inv. M80B e Inv. LA139), de livros de horas (Inv. LA141, Inv. LA135, Inv. LA147 e Inv. LA210) e o Rerum vulgarium, de Petrarca (Inv. LA129). A mostra foi organizada na sala dos dos marfins e iluminados do MCG, numa ampla vitrine onde as obras eram enquadradas por um texto de sala, bilingue, com a apresentação do conceito do projeto expositivo.

Na programação associada destaca-se a realização de uma visita à exposição no dia 19 de fevereiro de 2022, orientada pela curadora Filipa Correia de Sousa, com o apoio de um intérprete de língua gestual portuguesa.

A exposição teve uma atenção moderada na comunicação social, com diversas notícias cumprindo o propósito de divulgação do projeto curatorial. De entre as notícias publicadas destaca-se o artigo no Novo Semanário (5 mai. 2022), assinado por Aline Gallasch-Hall de Beuvink, e as referências nos websites Arte Informado e Visit Lisboa, além da divulgação da exposição e das atividades associadas no website do Museu Calouste Gulbenkian e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Isabel Falcão, 2023


Ficha Técnica


Coleção Gulbenkian

Apocalipse

Desconhecido

Apocalipse, Inv. LA139

Livro de Horas

Dois seguidores do Mestre de Adelaide de Saboia

Livro de Horas, c. 1460-1470 / Inv. LA135

Francesco Petrarca (1304-1374)

Rerum Vulgarium Fragmenta (RVF), Triumphi, c. 1468-1470 / Inv. LA129

Biblia Sagrada Latina

Mestre da Bíblia de Jean de Papeleu (act.1295 - 1330)

Biblia Sagrada Latina, (c.1310-1320) / Inv. LA211

Livro de Horas

Mestre de Bedford (act. Paris 1405-1430)

Livro de Horas, c.1410-1415 / Inv. LA141

Livro de Horas ou Horas de Holford

Mestre de Jaime IV da Escócia (ativo década de 1480- década de 1530)

Livro de Horas ou Horas de Holford, Inv. LA210

Fragmento de uma Bíblia Latina

Mestre do Almagesto, segundo o BnF latin 16200

Fragmento de uma Bíblia Latina, c.1210-1220 / Inv. M80B

Livro de Horas de René II da Lorena

Mestre François

Livro de Horas de René II da Lorena, Entre 1473 e 1479 / Inv. LA147


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Visita e Conversa com a Curadora. Filipa Correia de Sousa

19 fev 2022
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galerias da Exposição Permanente
Lisboa, Portugal

Publicações


Fotografias


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 384508

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2021


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.