World Press Cartoon 2005 – 2008

Exposição coletiva organizada em parceria entre o Centre Culturel Calouste Gulbenkian, o World Press Cartoon e o Courrier International. A mostra integrou 67 desenhos dos vencedores do World Press Cartoon de 2008 (celebrado em Sintra), assim como os premiados das três edições anteriores (2005, 2006 e 2007).
Collective exhibition organised by the Centre Culturel Calouste Gulbenkian in partnership with World Press Cartoon and Courrier International. The show included 67 prize-winning drawings from the 2008 World Press Cartoon event (held in Sintra), as well as the winners of the three preceding events (held in 2005, 2006 and 2007).

O ano de 2008 assinala a primeira vez que a delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian acolheu uma exposição dedicada ao Festival World Press Cartoon.

Criado em 2004 por António Antunes (caricaturista português) e por Rui Paulo da Cruz (jornalista e realizador), com o apoio de várias instituições, entre elas a Fundação Gulbenkian, o World Press Cartoon (WPC) é um dos mais importantes eventos de desenho de imprensa, e foi criado com o intuito de promover e divulgar essa atividade. Todos os anos, um júri internacional constituído por desenhadores, caricaturistas e profissionais da imprensa premeia os melhores desenhos editoriais, caricaturas e desenhos humorísticos, publicados na imprensa internacional no decorrer do respetivo ano.

No ano de 2008, os prémios da quarta edição do World Press Cartoon foram atribuídos em Portugal, e a exposição dos trabalhos teve lugar em Sintra, de 11 de abril a 11 de maio. Foi nesse contexto que o Centro Cultural Calouste Gulbenkian (CCCG) organizou a presente exposição. O fundador do World Press Cartoon, António Antunes, e o semanário Courrier International colaboraram com o CCCG na organização da mostra.

Figuraram na exposição os trabalhos dos vencedores do World Press Cartoon 2008, assim como os premiados das três edições anteriores (2005, 2006, 2007). Inaugurada a 18 de junho no CCCG, foram expostos 67 desenhos originais (40 × 50 cm) de autores de diferentes nacionalidades. Os desenhos premiados refletem a atualidade dos quatro anos referidos e representam o que de melhor foi publicado na imprensa internacional nas áreas da caricatura, do cartoon editorial e do desenho de humor.

Abrangendo diferentes vertentes do cartoon, a exposição foi organizada em três categorias: o cartoon editorial, que reflete a realidade mais próxima dos acontecimentos políticos e sociais da atualidade; a caricatura como o retrato humorístico; e o desenho de humor, cujas implicações sociais e filosóficas não o tornam dependente da realidade imediata, permitindo-lhe refletir vivências, costumes e a filosofia de vida das sociedades e culturas que retrata.

Sobre a seleção de categorias e a montagem da mostra, o organizador do WPC declara: «Creio que, com estas três modalidades, mostramos tudo o que é humor gráfico na imprensa, com excepção das tiras, por opção.» («World Press Cartoon em Paris», Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 95, jun. 2008, p. 7).

Em todas as categorias foi possível reconhecer várias correntes técnicas e formas de intervenção: humor gráfico, com ou sem palavras, técnicas tradicionais, técnicas novas ou técnicas mistas. Segundo António Antunes: «É uma exposição rica desse ponto de vista e que nos dá uma mostra daquilo que é a imprensa hoje, no que toca ao humor gráfico.» (Ibid., p. 6)

Os temas realçam acontecimentos sociais, destacando figuras políticas (como Sarkozy, Obama, Berlusconi, Romano Prodi e Puttin) e de contexto religioso, artístico e desportivo (Dalai Lama, o papa Bento XVI, John Lennon, Billie Holiday, Elvis Presley, Ronaldinho, entre outros).

Segundo Rui Vilar, a exposição cumpria exatamente um dos eixos de atuação da Fundação. Ao expor aquele que é, por excelência, um desenho crítico, possibilitava abrir espaço «à diversidade, à reflexão, ao cruzamento de diferentes culturas e formas de expressão artística», resistindo, por isso, à indiferença de um «mundo marcado pela incerteza […] e por imagens que banalizam a violência e a desumanidade» («Les Traits du Monde», World Press Cartoon..., 2008, p. 4). A apresentação desta exposição era assim o resultado do apoio da FCG ao World Press Cartoon desde o seu início.

Referindo-se à natureza das temáticas apresentadas, Vilar refere: «Nestes cartoons de imprensa vemos o Mundo com outros traços, por vezes mais negros, mas quase sempre com a ironia que leva ao riso ou a inquietação crítica que nos desassossega.» (Ibid.) Ancorados nos factos ditados pela atualidade mas sustentados pela História, os cartoons são «um exemplo de absoluta liberdade criativa dos seus autores, que conseguem descodificar, na brevidade de um traço, o que a linguagem discursiva se mostra, muitas vezes, incapaz de traduzir» (Ibid.). Vilar acrescenta: «O cartoonista, no acto solidário e livre de interpretar o que o rodeia, revela outros ângulos indispensáveis a novos olhares sobre a realidade, mostrando a sua singularidade, mas também a complexidade, tão arredadas das representações mediáticas.» (Ibid.)

Dessa forma, «se hoje o mais marcante dos acontecimentos se torna efémero», a exposição no CCCG visou igualmente divulgar os desenhos como testemunho perene da sociedade atual e contributo para melhor compreendermos o nosso tempo.

Foram organizadas visitas guiadas à exposição e um encontro-debate, que se centrou no tema «O papel do desenho na imprensa actual» e contou com a participação de António Antunes, Rui Paulo Cruz, Philippe Thureau-Dangin (Courrier International) e Odile Conseil (Courrier International).

Publicado pelo CCCG em edição bilingue (francês/inglês), o catálogo da exposição inclui o texto introdutório de Rui Vilar, o prefácio assinado por António Antunes, Rui Paulo da Cruz e Pedro Pereira da Silva, e a reprodução dos desenhos que figuraram na exposição.

A exposição recebeu um acolhimento positivo por parte da crítica especializada, cumprindo assim o objetivo do WPC na promoção e divulgação dos seus participantes. Conforme afirmou António Antunes em entrevista: «Devemos também investir mais na nossa promoção na Europa. […] Podemos e devemos melhorar também aí, e a exposição de Paris é mais um passo nessa direcção.» (Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 95, jun. 2008, p. 7)

Joana Brito, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

O Papel do Desenho da Imprensa Actual

2008
Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França – Centre Culturel Calouste Gulbenkian
Paris, França

Publicações


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 02231

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém texto de Rui Vilar para o prefácio do catálogo da exposição. Contém documentação relativa a vários assuntos da FCG. 2008 – 2008


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