Aspectos da Colecção, por Jorge Molder

Exposição coletiva que apresentou vários núcleos de autores, épocas e estilos muito diversos. Com a curadoria de Jorge Molder, e através de uma seleção feita pelo próprio, esta exposição exibiu trabalhos de artistas como António Areal, Armando Basto, Cristino da Silva, Francisco Tropa, Manuel Cargaleiro, Pepe Diniz e o suíço Michael Biberstein.
Collective exhibition comprising several artists, eras and styles. Curated by Jorge Molder, who made the selection for display, the exhibition featured art from the likes of António Areal, Armando Basto, Cristino da Silva, Francisco Tropa, Manuel Cargaleiro, Pepe Diniz, and Swiss artist Michael Biberstein.

Em junho de 2009, por iniciativa do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), foi organizada a exposição coletiva «Aspectos da Colecção, por Jorge Molder». A curadoria foi assegurada por Jorge Molder, na qualidade de diretor do CAMJAP.

Como o título indica, a mostra correspondeu a uma seleção realizada por Molder a partir do acervo da Coleção do Centro de Arte Moderna, reunindo trabalhos de épocas e estilos muito diversos. Para cada artista representado, foi impressa uma folha de sala, com textos (em português e inglês) da autoria de Leonor Nazaré, curadora na Fundação – à exceção de um, assinado por Cristina Sena da Fonseca (coordenadora da equipa de montagem do CAMJAP).

A maioria dos artistas selecionados possuíam nacionalidade ou ascendência portuguesa: António Areal (1934-1978), Armando Basto (1889-1923), Cristino da Silva (1896-1976), Francisco Tropa (1968), Manuel Cargaleiro (1927), Pepe Diniz (1945) e o suíço Michael Biberstein (1948-2013), que viveu em Portugal desde 1979.

Como notou José Luís Porfírio, Jorge Molder, pouco depois de assumir a direção do CAMJAP, em 1995, apresentara no átrio do CAMJAP os 27 painéis que constituem A Dramática História de um Ovo, de António Areal. Não será acidental que, para a exposição «Aspectos da Colecção», Molder opte por esse mesmo conjunto de obras para abrir a exposição que assinala o fim da sua direção, em 2009, atribuindo também a Areal o encerramento da mostra, com a série O Fantasma de Avignon. Ambos os trabalhos datam de 1967.

As restantes escolhas do curador ocupariam o espaço que mediava aquelas séries. Imediatamente a seguir ao primeiro painel de Areal, sobre uma mesa, foram dispostas as caixas e as malas com as maquetas da instalação L'Orage, que Francisco Tropa apresentara no CAMJAP em 2003. Nestes modelos e maquetas (Modelos para L'Orage), o artista propunha cinco espaços de circulação à partida independentes. Segundo Leonor Nazaré, com aquela exposição tornava-se claro que «um sítio pode ser uma experiência em muito diferentes dimensões: um lugar com paredes, uma imagem, palavras escritas, passagens, encenação, ponto de vista, impossibilidade, estranheza, ou memória» (Nazaré, «Francisco Tropa», Aspectos da Colecção, por Jorge Molder, [Folha de sala], 2009).

Em seguida, o percurso expositivo confluía para as seis pequenas galerias edificadas e alinhadas segundo o eixo central da nave, onde foram concentradas as obras de Cristino da Silva, Fernando Calhau, Armando Basto, Manuel Cargaleiro, Michael Biberstein e Pepe Diniz.

O espólio de Cristino da Silva, do qual se expôs uma seleção bastante restrita de desenhos, foi doado à FCG pela família do arquiteto em meados dos anos 80. É constituído por documentos relativos à sua atividade pessoal, académica e profissional (desenhos de arquitetura, projetos, fotografias, documentos textuais, postais, monografias, etc.).

De Fernando Calhau, foram expostas duas pinturas de 1993-94 alusivas à Ilha dos Mortos, do pintor suíço Arnold Böcklin (1827-1901), a par de um grupo de trabalhos de pequeno formato. As obras de Calhau remetiam o observador para os processos minimais com os quais o artista é naturalmente identificado – geometrias simples, recortes do suporte e as cores preta, cinzenta e ferrugem.

Armando Basto realiza por volta de 1910 uma série de retratos a óleo sobre cartão ou tela, na sua maioria de pessoas não identificadas. Os seus retratos representam frequentemente homens sentados, com uma expressão pensativa, tímida ou triste. Na exposição em análise, figuraram várias das suas pinturas, nomeadamente os seus autorretratos, o Retrato do Pintor Alberto Cardoso, Figura Sentada, entre outras.

O Centro de Arte Moderna detém um conjunto numeroso de desenhos dos anos 60 de Manuel Cargaleiro, que complementaram a exposição. São pequenos e médios formatos, em que o artista utiliza técnicas e materiais diversos, como marcadores, lápis de cor, lápis de cera, pastel, aguarela, guache, grafite, entre outros. «O registo lírico destes trabalhos assume sugestões paisagísticas ou superfícies totalmente abstractas.» (Nazaré, «Manuel Cargaleiro», Aspectos da Colecção, por Jorge Molder, [Folha de sala], 2009)

Figurou igualmente na exposição a série de desenhos Paint it Black, de Michael Biberstein. Nestes desenhos, «um traço negro sinuoso e serpenteante cria uma espécie de linha de horizonte em torno da qual vibra um espectro cromático variado. Este alarga o espaço daquele traço, dado como estrutural, mas não se afasta nunca dele, como se surgisse aprisionado pelo seu campo magnético» (Nazaré, «Michael Biberstein», Aspectos da Colecção, por Jorge Molder, [Folha de sala], 2009).

Interessado no registo de algumas grandes personalidades públicas, Pepe Diniz reuniu um vasto conjunto de retratos durante os anos 70 e 80 do século XX. Entre os retratados da seleção exposta nesta ocasião, contam-se Man Ray, Jorge Luis Borges, Robert Rauschenberg, John Cage, Salvador Dalí, Peter Brook ou Roy Lichenstein, ou, no âmbito nacional, Sarah Affonso, Dourdil, Júlio Resende, Eunice Muñoz e Jorge Martins, entre outros.

No decurso da mostra, foram realizadas visitas guiadas à exposição, orientadas por Sílvia Almeida, que também assegurou as visitas «Uma obra de arte à hora de almoço». A cargo de Adriana Pardal, e no âmbito do programa «Diálogos entre Exposições», foram debatidas as mostras «Aspectos da Colecção, por Jorge Molder» e «Heimo Zobernig e a Colecção da Tate / Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian».

O acolhimento por parte da crítica especializada foi positivo, tendo sido possível reunir vários artigos na sequência da exposição. A título exemplificativo, destacam-se as impressões de José Luís Porfírio e Miguel Matos.

«No global, a escolha é portuguesa, no particular aponta para a necessidade e a importância dos conjuntos autorais dentro de uma colecção generalista; porém, o fundamental, o mais importante nesta escolha e na sua exposição é o conjunto efémero que ela constitui e o pensamento que ele nos transmite sobre o museu que o CAM é… ou não é?» Porfírio dirige ainda um elogio à curadoria: «Jorge Molder está em plena forma, olha o passado e questiona o futuro, não afirma, interroga o tempo, o espaço e as coisas que moram dentro dele, fazendo dessa interrogação o seu trabalho principal, transmitindo-nos o gosto de problematizar e interrogar mais do que um problema ou uma interrogação.» (Porfírio, Expresso, 18 ago. 2009, p. 22)

«Mas a razão pela qual vale a pena não perder esta mostra está no início e no fim com as telas de António Areal. […] António Areal propõe questões e não se preocupa com as suas respostas, antes em provocar o desconcerto através do humor.» (Matos, Time Out Lisboa, 26 ago. 2009, p. 36)

Joana Brito, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A História Dramática de um Ovo - 1 (a 27)

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 1 (a 27), 1967 / Inv. 79P383

A História Dramática de um Ovo - 10

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 10, 1967 / Inv. 79P392

A História Dramática de um Ovo - 11

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 11, 1967 / Inv. 79P393

A História Dramática de um Ovo - 12

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 12, 1967 / Inv. 79P394

A História Dramática de um Ovo - 13

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 13, 1967 / Inv. 79P395

A História Dramática de um Ovo - 14

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 14, 1967 / Inv. 79P396

A História Dramática de um Ovo - 15

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 15, 1967 / Inv. 79P397

A História Dramática de um Ovo - 16

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 16, 1967 / Inv. 79P398

A História Dramática de um Ovo - 17

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 17, 1967 / Inv. 79P399

A História Dramática de um Ovo - 18

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 18, 1967 / Inv. 79P400

A História Dramática de um Ovo - 19

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 19, 1967 / Inv. 79P401

A História Dramática de um Ovo - 2

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 2, 1967 / Inv. 79P384

A História Dramática de um Ovo - 20

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 20, 1967 / Inv. 79P402

A História Dramática de um Ovo - 21

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 21, 1967 / Inv. 79P403

A História Dramática de um Ovo - 22

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 22, 1967 / Inv. 79P404

A História Dramática de um Ovo - 23

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 23, 1967 / Inv. 79P405

A História Dramática de um Ovo - 24

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 24, 1967 / Inv. 79P406

A História Dramática de um Ovo - 25

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 25, 1967 / Inv. 79P407

A História Dramática de um Ovo - 26

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 26, 1967 / Inv. 79P408

A História Dramática de um Ovo - 27

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 27, 1967 / Inv. 79P409

A História Dramática de um Ovo - 3

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 3, 1967 / Inv. 79P385

A História Dramática de um Ovo - 4

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 4, 1967 / Inv. 79P386

A História Dramática de um Ovo - 5

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 5, 1967 / Inv. 79P387

A História Dramática de um Ovo - 6

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 6, 1967 / Inv. 79P388

A História Dramática de um Ovo - 7

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 7, 1967 / Inv. 79P389

A História Dramática de um Ovo - 8

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 8, 1967 / Inv. 79P390

A História Dramática de um Ovo - 9

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 9, 1967 / Inv. 79P391

O Fantasma de Avignon - 1

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 1, 1967 / Inv. 79P833

O Fantasma de Avignon - 2

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 2, 1967 / Inv. 79P646

O Fantasma de Avignon - 3

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 3, Inv. 79P645

O Fantasma de Avignon - 4

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 4, 1967 / Inv. 79P834

O Fantasma de Avignon - 5

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 5, 1967 / Inv. 79P835

O Fantasma de Avignon - 6

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 6, 1967 / Inv. 79P644

Auto-Retrato

Armando Basto (1889 -1923)

Auto-Retrato, Inv. 83P165

Figura sentada

Armando Basto (1889 -1923)

Figura sentada, Inv. 83P163

Retrato

Armando Basto (1889 -1923)

Retrato, Inv. 81P164

Retrato

Armando Basto (1889 -1923)

Retrato, Inv. 81P162

Retrato (inacabado)

Armando Basto (1889 -1923)

Retrato (inacabado), Inv. 83P169

Retrato com monóculo

Armando Basto (1889 -1923)

Retrato com monóculo, Inv. 83P216

Retrato do pintor Alberto Cardoso

Armando Basto (1889 -1923)

Retrato do pintor Alberto Cardoso, Inv. 83P215

Retrato no Atelier

Armando Basto (1889 -1923)

Retrato no Atelier, Inv. 83P167

S/Título #65

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #65, 1988 / Inv. 04P1337

S/Título #767

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #767, 1980 / Inv. 04P1328

S/Título #768

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #768, 1980 / Inv. 04P1329

S/Título #770

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #770, 1988 / Inv. 04P1331

Modelos para L'Orage

Francisco Tropa (1968-)

Modelos para L'Orage, Inv. 03E1260 1-4

Of the Series: Paint It Black

Michael Biberstein (1948-2013)

Of the Series: Paint It Black, 1995 / Inv. 04DP1861

Of the Series: Paint It Black

Michael Biberstein (1948-2013)

Of the Series: Paint It Black, 1995 / Inv. 04DP1862

Of the Series: Paint It Black

Michael Biberstein (1948-2013)

Of the Series: Paint It Black, 1995 / Inv. 04DP1863

Of the Series: Paint It Black

Michael Biberstein (1948-2013)

Of the Series: Paint It Black, 1995 / Inv. 04DP1864

Abel Manta

Pepe Diniz (1945-)

Abel Manta, 1980 / Inv. FP100

Andy Warhol

Pepe Diniz (1945-)

Andy Warhol, 1975 / Inv. 80FP88

Carlos Botelho

Pepe Diniz (1945-)

Carlos Botelho, 1980 / Inv. FP101

Dourdil

Pepe Diniz (1945-)

Dourdil, 1980 / Inv. FP85

Eunice Muñoz (Paço d'Arcos)

Pepe Diniz (1945-)

Eunice Muñoz (Paço d'Arcos), 1988 / Inv. 93FP274

Gloria Swanson

Pepe Diniz (1945-)

Gloria Swanson, 1973 / Inv. 80FP90

Guilherme Camarinha

Pepe Diniz (1945-)

Guilherme Camarinha, 1980 / Inv. FP84

Hein Semke

Pepe Diniz (1945-)

Hein Semke, 1980 / Inv. FP108

Henri Langlois

Pepe Diniz (1945-)

Henri Langlois, 1973 / Inv. 80FP89

John Cage - N.Y.

Pepe Diniz (1945-)

John Cage - N.Y., 1978 / Inv. 93FP268

Jorge Luis Borges

Pepe Diniz (1945-)

Jorge Luis Borges, 1977 / Inv. 80FP86

Júlio Resende

Pepe Diniz (1945-)

Júlio Resende, 1980 / Inv. FP97

Lillian Gish

Pepe Diniz (1945-)

Lillian Gish, 1976 / Inv. 80FP98

Man Ray

Pepe Diniz (1945-)

Man Ray, 1973 / Inv. 80FP83

Maria Carneiro de Moura

Pepe Diniz (1945-)

Maria Carneiro de Moura, 1980 / Inv. FP104

Michel Simon

Pepe Diniz (1945-)

Michel Simon, 1971 / Inv. 80FP82

Peter Brook - Lisboa

Pepe Diniz (1945-)

Peter Brook - Lisboa, 1980 / Inv. 93FP269

Robert Rauchenberg

Pepe Diniz (1945-)

Robert Rauchenberg, 1978 / Inv. 80FP99

Roy Lichtenstein - N.Y.

Pepe Diniz (1945-)

Roy Lichtenstein - N.Y., 1986 / Inv. 93FP270

Salvador Dali

Pepe Diniz (1945-)

Salvador Dali, 1976 / Inv. 80FP87

Salvador Dali

Pepe Diniz (1945-)

Salvador Dali, 1976 / Inv. 80FP87

Sarah Afonso

Pepe Diniz (1945-)

Sarah Afonso, 1980 / Inv. FP94

Thomaz de Melo

Pepe Diniz (1945-)

Thomaz de Melo, 1980 / Inv. FP105


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Aspectos da Colecção, por Jorge Molder]

jun 2009 – jul 2009
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Diálogos entre Exposições

jul 2009
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

jun 2009 – jul 2009
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Teresa Gouveia (à esq.), Isabel Carlos, Emílio Rui Vilar (ao centro) e Jorge Molder (à dir.)
Teresa Gouveia (à esq.), Jorge Molder (ao centro) e Emílio Rui Vilar (à dir.)
Isabel Carlos (à esq.), Jorge Molder e Emílio Rui Vilar (à dir.)
Isabel Carlos (atrás, à esq.), Teresa Gouveia, Emílio Rui Vilar e Jorge Molder (à dir.)
Isabel Carlos (atrás, à esq.), Teresa Gouveia, Emílio Rui Vilar e Jorge Molder (à dir.)
Emílio Rui Vilar (atrás, esq.) e Jorge Molder (centro)
Emílio Rui Vilar (atrás, à dir.) e Jorge Molder (à dir.)
Isabel Carlos (à esq.) e Teresa Gouveia (à dir.)
Teresa Gouveia, Emílio Rui Vilar (à esq.), Isabel Carlos (ao centro) e Jorge Molder (atrás, à dir.)
Isabel Carlos (à esq.), Teresa Gouveia (ao centro) e Emílio Rui Vilar (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00635

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e planta de montagem da exposição. 2009 – 2009

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 9089

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2009

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 9089

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2009


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.