Desenhos de Ofélia Marques

Exposição de desenhos da artista Ofélia Marques (1902-1952), dando início a um programa de exposições rotativas com obras da coleção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. A mostra centrou-se numa série de guaches, na qual figuras proeminentes das artes e letras portuguesas são retratadas, de modo caricatural, enquanto crianças.
Exhibition of drawings by artist Ofélia Marques (1902-1952) kicking off a programme of rotating exhibitions featuring works from the collection of the Modern Art Centre José de Azeredo Perdigão. The show centred on a series of gouache caricatures depicting prominent Portuguese figures from the art and literary world as children.

Exposição de desenhos de Ofélia Marques (1902-1952) pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP). Apresentada na Galeria do Piso 01 do Centro de Arte Moderna, esta mostra dava início, a par de «Gonçalo Duarte» (piso 0), a um programa de exposições rotativas com obras da coleção, que se estenderia até 2006.

Em abril de 2001, o CAMJAP reabre ao público após algumas intervenções no edifício. A exposição que então se inaugurava integrava duas áreas para mostras rotativas com duração de seis meses. Com estes espaços, um deles no piso 01 e outro no piso 0, procurava-se, por um lado, conferir maior dinamismo à mostra permanente e, por outro, proporcionar ao visitante o contacto com determinados núcleos da coleção, que, pela sua especificidade, dificilmente seriam integráveis num discurso expositivo que abrangia um século de história. Por outro lado, estes espaços lembram o conceito das cabanes ensaiado por Pontus Hultén no Musée National d'Art Moderne, em Paris, que consistia na criação, ao longo da exposição, de espaços acolhedores, projetados para trabalhos de menor escala, onde o espectador podia fazer um intervalo na sua visita e concentrar-se numa particularidade da coleção.

Esta exposição apresenta pela primeira vez e de modo integral no CAMJAP uma série de guaches datada da década de 1930, na qual Ofélia Marques retrata, de modo caricatural, os seus amigos enquanto crianças, a maioria dos quais, figuras proeminentes das artes e letras portuguesas.

Incorporados na coleção do CAM em 1980, estes trabalhos surgem na linha de outros desenhos de crianças, de traços naïf, que ocuparam a artista. A temática da infância, predominante na sua produção, vai adquirindo diferentes sentidos, consoante a natureza ilustrativa ou caricatural dos trabalhos.

Neste caso, a identidade das figuras representadas e o modo como são retratadas conferem um significado de crítica social ou de costumes a esta série. Além do título, alguns traços caracterizadores dos retratados quando adultos (como os grandes olhos de Almada Negreiros ou as tranças de Fernanda de Castro) permitem a sua identificação, num processo lúdico de «quem é quem» semelhante àquele vivido quando se reveem antigos álbuns de fotografia. Por outro lado, a homogeneização no tratamento dos retratados, com roupas cuidadas, executando uma atividade ou empunhando um objeto (simbólico), faz transparecer um tom crítico e irónico sobre os convencionais retratos de infância.

A muitos dos caricaturados, Ofélia dotou-os de elementos simbólicos que denotam a sua futura atividade ou traços de personalidade, como a ardósia com operações matemáticas simples com que surge representado Bento de Jesus Caraça, o caderno e a folha de papel que acompanham Fernanda de Castro e José Gomes Ferreira, ou as pastas de desenhos que Maria Keil e Almada Negreiros transportam. Deste conjunto faz também parte um autorretrato da artista quando criança. Ofélia Marques representa-se com uma pequena mala de onde parece sair um desenho.

Outras figuras surgem sem este tipo de referências, como por exemplo António Ferro, que brinca com um ioiô, opção que parece não ser fortuita se encararmos esta série também como uma reflexão sobre a infância. Como refere Emília Ferreira, «não minimizando o seu desgosto por não ter sido mãe, não podemos contudo esquecer ter sido precisamente nos anos 20 – década em que ela, como os demais modernistas da sua geração, começou a trabalhar em ilustração – que a infância emergiu como tema de interesse social» (Ofélia Marques. Quarenta Caricaturas, Vinte e Um Desenhos, 2002, p. 5).

A esta exposição seguiu-se «Múltiplos de Sonia Delaunay», patente entre 7 de janeiro e 30 de junho de 2002.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Adelina

Ofélia Marques (1902-1952)

Adelina, Inv. DP614

Adolfo Casais Monteiro

Ofélia Marques (1902-1952)

Adolfo Casais Monteiro, Inv. DP603

António Dacosta

Ofélia Marques (1902-1952)

António Dacosta, Inv. DP596

António Ferro

Ofélia Marques (1902-1952)

António Ferro, Inv. DP618

Auto-retrato

Ofélia Marques (1902-1952)

Auto-retrato, Inv. DP588

Beatriz Botelho

Ofélia Marques (1902-1952)

Beatriz Botelho, Inv. DP606

Bento de Jesus Caraça

Ofélia Marques (1902-1952)

Bento de Jesus Caraça, Inv. DP610

Bernardo Marques

Ofélia Marques (1902-1952)

Bernardo Marques, Inv. DP589

Berta Mendes

Ofélia Marques (1902-1952)

Berta Mendes, Inv. DP586

Carlos Queiróz

Ofélia Marques (1902-1952)

Carlos Queiróz, Inv. DP605

Carlos Ribeiro

Ofélia Marques (1902-1952)

Carlos Ribeiro, Inv. DP613

Dr. Fernando Barros

Ofélia Marques (1902-1952)

Dr. Fernando Barros, Inv. DP604

Dr. José Bacelar

Ofélia Marques (1902-1952)

Dr. José Bacelar, Inv. DP616

Dr. Lereno

Ofélia Marques (1902-1952)

Dr. Lereno, Inv. DP598

Eduardo Anahory

Ofélia Marques (1902-1952)

Eduardo Anahory, Inv. DP615

Escultor Fragoso

Ofélia Marques (1902-1952)

Escultor Fragoso, Inv. DP594

Estrela Faria

Ofélia Marques (1902-1952)

Estrela Faria, Inv. DP609

Eva Arruda Macedo

Ofélia Marques (1902-1952)

Eva Arruda Macedo, Inv. DP597

Fernanda de Castro

Ofélia Marques (1902-1952)

Fernanda de Castro, Inv. DP590

Francisco Horta e Costa

Ofélia Marques (1902-1952)

Francisco Horta e Costa, Inv. DP621

Fred Kradolfer

Ofélia Marques (1902-1952)

Fred Kradolfer, Inv. DP592

Ingrid

Ofélia Marques (1902-1952)

Ingrid, Inv. DP587

Isabel Fonseca

Ofélia Marques (1902-1952)

Isabel Fonseca, Inv. DP602

Jorge Matos Chaves

Ofélia Marques (1902-1952)

Jorge Matos Chaves, Inv. DP600

José Abel Manta

Ofélia Marques (1902-1952)

José Abel Manta, Inv. DP608

José Almada Negreiros

Ofélia Marques (1902-1952)

José Almada Negreiros, Inv. DP591

Luisa D'Eça Leal

Ofélia Marques (1902-1952)

Luisa D'Eça Leal, Inv. DP612

Magnil Soeiro

Ofélia Marques (1902-1952)

Magnil Soeiro, Inv. DP599

Manuel Mendes

Ofélia Marques (1902-1952)

Manuel Mendes, Inv. DP584

Maria Keil do Amaral

Ofélia Marques (1902-1952)

Maria Keil do Amaral, Inv. DP620

Maria Lacerda

Ofélia Marques (1902-1952)

Maria Lacerda, Inv. DP601

Maria Luisa Bacelar

Ofélia Marques (1902-1952)

Maria Luisa Bacelar, Inv. DP617

Maria Manuel Homem Cristo

Ofélia Marques (1902-1952)

Maria Manuel Homem Cristo, Inv. DP593

Merícia de Lemos

Ofélia Marques (1902-1952)

Merícia de Lemos, Inv. DP595

Néné Horta e Costa

Ofélia Marques (1902-1952)

Néné Horta e Costa, Inv. DP622

O poeta José Gomes Ferreira

Ofélia Marques (1902-1952)

O poeta José Gomes Ferreira, Inv. DP585

Olavo D'Eça Leal

Ofélia Marques (1902-1952)

Olavo D'Eça Leal, Inv. DP611

Reyna Anahory

Ofélia Marques (1902-1952)

Reyna Anahory, Inv. DP623

Sarah Affonso

Ofélia Marques (1902-1952)

Sarah Affonso, Inv. DP607

Selma Rocha

Ofélia Marques (1902-1952)

Selma Rocha, Inv. DP619


Documentação


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