Robert Delaunay (1885 – 1941)

FC_reg.104_Robert_Delaunay

Filme em voz-off em que Sonia Delaunay fala de aspetos biográficos e artísticos de Robert Delaunay e do que era viver no início do século XX em Paris, o grande centro artístico da época. Sonia Delaunay comenta o cariz abstrato das pinturas de Robert, a procura do moderno e da cor pura, a introdução (revolucionária à época) do cartaz na pintura, entre outros assuntos. Menciona as obras La Tour Eiffel (1910), La Ville de Paris (1912), L'Équipe de Cardiff (1922), Manège de cochons (1922), Le Baiser (1922), La Tour rouge (1911) e Les Coureurs (1924). Entre os retratos destacados encontram-se os de Rousseau, Aragon, Breton e Appollinaire.

Num tom mais pessoal, Sonia relata eventos das suas vidas. Alude à sua passagem por Portugal e Espanha, ao regresso a Paris, e ao encontro com Stravinsky e com Diaghilev e os Ballets Russes, e por fim ao encontro com os surrealistas. «Dans la vie tout est disques, tout est basé sur le disque», afirma Sonia.

Produção
Unité Trois Productions
Realização
Patrick Raynaud
Edição
Paris: Unité Trois Productions, 1973
Duração
53 min
Participante(s)
Sonia Delaunay
Proveniência
Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / VC 438
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.

Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.